O influencer digital, conhecido como Japa nas redes sociais, fez uma cirurgia de transição de gênero no dia 13 de janeiro de 2023. Ele conta como foi o processo, que vai muito além do procedimento físico. A cirurgia do trans começa bem antes, com a autoaceitação, o posicionamento, o enfrentamento das questões sociais. Tudo isso Japa aprendeu a lidar e hoje é um influenciador renomado, com milhões de seguidores.
"Dia 13 de janeiro operei, dia 14 tive alta retirei o dreno. Com 7 dias tirei os pontos. Acho importante falar sobre a dificuldade em todas as aréas para o homem trans, a dificuldade de conseguir operar, a aceitação na sociadade e até no meio artistico no geral. A gente vê tantas oportunidades para gays, mulheres trans e travesti no mundo artístico. Temos como exemplo cantoras como Pablo Vittar e Gloria Groove, que se apresentaram no reality BBB, tem participações em novelas e muito mais. Por mais que seja um espaço ainda em processo, sendo conquistado, para mulher trans e travestis ainda existem mais portas. Para o homem trans a descriminação nesse meio artístico é maior".
A sua rede social é uma forma de levantar bandeiras importantes de inclusão social, além de se conectar com os seguidores através do seu trabalho com a música."É importante lembrar que, para os trans, a transição não é estética apenas, mas também funcional. É para se ter a liberdade de tirar a camisa e se sentir livre. Afinal somos homens trans", finaliza.
Sobre JPK:
O influenciador e cantor compartilha bandeiras importantes nas redes sociais, através da inclusão e da sua arte como cantor. Conquistou milhões de seguidores e segue crescendo, a fim de dar voz aos trans e mostrar o seu trabalho. Instagram: @japa_jk