05/03/2023 às 11h43min - Atualizada em 05/03/2023 às 11h43min

Saúde faz chamamento para dose de reforço com vacina bivalente

A baixa adesão da população ao imunizante preocupa as autoridades. Nessa primeira fase podem receber a vacina os idosos acima de 70 anos e os imunocomprometidos maiores de 12 anos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo aos idosos acima de 70 anos e as pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos, imunizados há mais de 4 meses, para que tomem a dose de reforço com a vacina bivalente. Segundo o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, infectologista Charbell Kury, a baixa procura pelo imunizante tem preocupado as autoridades de saúde.

“Acreditamos que o atual momento epidemiológico do país e dos estados, que vêm registrando queda na taxa de positividade pela Covid-19 e número de óbitos, esteja contribuindo para a baixa procura pela vacina, mas não estamos livres de uma nova da doença, em especial, porque tivemos o Carnaval”, disse Charbell, ressaltando que, caso ocorra uma nova onda, os idosos estão mais suscetíveis à doença devido ao fenômeno da imunossenescência, que é o envelhecimento rápido dos anticorpos, além da redução da resposta vacinal.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), infectologista Rodrigo Carneiro, reforçou o pedido para que as pessoas não deixem de tomar a bivalente. Ele disse a dose bivalente tem uma versão atualizada que ajuda a aumentar a proteção contra o coronavírus.

“Como a vacinação de reforço com a bivalente está sendo feita de forma escalonada, os idosos acima de 70 anos e os imunocomprometidos integram o grupo que poderá receber o imunizante nessa primeira fase, conforme orientação do Ministério da Saúde”, afirmou o médico, lembrando que Campos se antecipou ao Ministério da Saúde, iniciando a vacinação no dia 24 de fevereiro. Desde então, até sexta-feira (03), o município aplicou 2.992 doses.

No restante do país, a vacinação começou no dia 27. A fase 2 vai contemplar idosos entre 60 e 69 anos; a fase 3, gestantes e puérperas; e a fase 4, profissionais da saúde. Rodrigo Carneiro explicou que a vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes da Ômicron, essas últimas ainda em circulação.

Quem já recebeu as duas doses da vacina básica contra a Covid-19, ofertada pelo SUS desde 2021, está apto para tomar a vacina bivalente. Aqueles que só tomaram uma dose até agora, segundo o médico, terão que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.

Com 86 anos, Sônia Fernandes Araújo tratou logo de se proteger. “Perdi parentes e amigas para a Covid. Se tem vacina disponível, temos que tomar para manter nossa saúde em dia”, disse ela.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90