02/03/2023 às 18h13min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h01min

Pernilongos: Dicas para se livrar das picadas e curiosidades que você precisa saber

Por que os pernilongos aparecem mais no verão? E por que alguns sentem mais as picadas? Infectologista do Hospital IGESP aborda as causas e a prevenção, além do tratamento para as pessoas alérgicas ao mosquito

SALA DA NOTÍCIA Lícia Assunção
São Paulo, março de 2023 – A combinação de altas temperaturas e chuvas fortes é ideal para o incômodo aparecimento deles, os pernilongos, com suas picadas e zumbidos. As principais espécies do inseto são o Culex, também conhecido como pernilongo comum; Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya; e o Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, transmissor da malária.

E por que os humanos são alvo desses mosquitos? Segundo o infectologista e diretor clínico do Hospital IGESP, Marcos Antônio Cyrillo, o suor atrai pernilongos porque contém a produção de calor, ácido lático além do dióxido de carbono que liberamos na respiração. “Nas estações mais quentes as picadas são mais frequentes, pois suamos mais e há aumento da proliferação dos mosquitos. Os alvos preferidos são os homens, mais picados que as mulheres, e os adultos, que são mais picados que as crianças, devido à produção de CO2 e odor”, pontua.

O médico explica ainda o fato de algumas pessoas mal sentirem as picadas dos pernilongos, enquanto outras desenvolvem reações incômodas, como vermelhidão, coceira excessiva e aparecimentos de edemas. “A alergia à picada de pernilongo, também chamada de urticária ou estrófulo, é uma reação do sistema imune com hipersensibilidade do organismo às substâncias presentes na saliva do mosquito. Trata-se de uma reação individual, em que cada pessoa reage de uma maneira própria”.

A melhor alternativa para diluir as picadas, segundo Cyrillo, é passar uma pedra de gelo ou pomada antialérgica no local. “Em situações graves, pode ser necessário o uso de pomada para infeções ou corticoides. É importante frisar que, caso não seja solucionado, é fundamental uma avaliação médica, tanto para adultos como para crianças”, afirma.

Qual o melhor repelente?
Os repelentes devem ser escolhidos de acordo com a orientação médica e a sensibilidade de cada indivíduo, e os mais indicados são aqueles que contam com os três princípios ativos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): DEET, ICARIDINA e IR3535. “Repelentes naturais, como cravo da Índia, lavanda e óleo de citronela, auxiliam na proteção contra os pernilongos, assim como borrifar água e vinagre nas janelas e portas”, finaliza o infectologista do Hospital IGESP.

Sobre o Hospital IGESP
Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes. Para mais informações acesse: www.hospitaligesp.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp