A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) convocou 30 assistentes de alfabetização classificados para atuarem no Programa Tempo de Aprender. Os candidatos convocados deverão se apresentar nesta sexta-feira (3), às 14h, na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, no Centro, com documento de identificação. No ato farão a escolha da unidade escolar para atuação no Programa, de acordo com as vagas estabelecidas no Plano de Atendimento elaborado pelas unidades. A lista dos convocados está publicada no Diário Oficial do município desta quarta-feira (AQUI).
A convocação atende o edital de chamamento público da Seduct nº 009/2021, publicado em 21/09/2021. Trata-se de programa do Ministério da Educação, que integra a Política Nacional de Alfabetização (PNA) com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas do Brasil.
De acordo com a coordenadora local do Programa, Neidimar Abreu, compete ao assistente de alfabetização a realização das atividades de acompanhamento pedagógico junto ao professor regente das turmas de 1° e 2º ano do ensino fundamental, com vistas a garantir o processo de alfabetização dos estudantes.
Os assistentes receberão ajuda de custo mensal cujo valor estará de acordo com a quantidade de turmas em que atuarão. Os valores também seguirão os critérios técnicos estabelecidos pelo MEC para a classificação das unidades escolares em vulneráveis ou não vulneráveis.
O município aderiu ao Programa, que visa melhorar a qualidade da alfabetização das escolas públicas do Brasil. O preenchimento do plano, com dados do gestor, dos professores e das turmas, torna a escola apta a receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola Alfabetização.
“Solicitamos das escolas contempladas, com urgência, o envio do Plano de Atendimento elaborado no ano de 2022 para o e-mail [email protected], para que possamos fazer o levantamento de quantitativo de turmas e assistentes. Solicitamos também que as escolas que já têm o assistente de alfabetização desde 2022 entrem em contato com a coordenação de Projetos para que possamos atualizar a documentação referente ao ano de 2023. Estes assistentes só poderão iniciar nas turmas após a entrega da documentação nas escolas”, explicou Neidimar.