02/03/2023 às 07h09min - Atualizada em 02/03/2023 às 07h09min

Censo da Saúde para conhecer hipertensos e diabéticos já começou em Campos

A nova estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde visa levantar o número de pessoas acometidas pelas doenças para um melhor planejamento das ações

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traçou uma nova estratégia para atenção integrada aos pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes no município. Trata-se do Censo da Saúde, lançado na terça-feira (28), no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos, paralelo ao lançamento do projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”.

Apresentado pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, durante a cerimônia de lançamento do SOS Coração, o levantamento começou nesta quarta-feira (01). O objetivo do Censo será conhecer e quantificar o número de pessoas acometidas pelas referidas doenças para um melhor planejamento das ações de atendimento, reduzindo assim a mortalidade por problemas cardiovasculares.

No mundo estima-se que anualmente ocorram 20 milhões de óbito por doenças cardiovasculares, sendo o infarto a principal delas. No Brasil, 46 pessoas morrem a cada hora e 1.100 por dia. Em Campos, somente no ano passado, 286 pessoas morreram vítimas de IAM.

Para participar do Censo, a pessoa deverá acessar o link (AQUI), disponibilizado no site oficial da Prefeitura, no período de 01 a 31 de março.

“Clicando nesse link, a pessoa vai se deparar com um formulário contendo perguntas básicas como nome, idade, CPF, bairro onde reside, profissão e se a mesma é hipertensa ou diabética e faz uso de algum medicamento”, disse o secretário, pedindo à população que participe do Censo, independente se faz tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede particular.

Segundo Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), da secretaria de Saúde, o Censo integra a redefinição da linha de cuidados da rede de atenção ao hipertenso e diabético, da qual faz parte o “SOS Coração.

“Estamos aprimorando a Rede de Atenção às Urgências e Emergências do município, a partir da melhoria do atendimento nas unidades de saúde, onde teremos cinco polos ligados ao programa Hiperdia para tratamento do hipertenso e diabético e atendimento emergencial aos pacientes infartados na média e alta complexidade. O Censo é quem vai nortear todas essas ações”, explicou Bruna.

O Hiperdia é um programa da secretaria de Saúde que tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos. A sala do programa, que é um dos mais antigos do município, funciona no Centro de Saúde, anexo à secretaria.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp