28/02/2023 às 12h40min - Atualizada em 01/03/2023 às 00h00min
Agenda ESG avança na rede Louvre Hotels Group-Brazil e promove crescimento orgânico
Rede criou comitê multidisciplinar para cuidar da diversidade de temas; promoções e reajuste a colaboradores se destacam
SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação A rede Louvre Hotels Group-Brazil avança e amplia suas soluções ESG (Ambiental, Social e Governança), visando garantir condições de crescimento orgânico e um ambiente sadio para colaboradores, hóspedes e seus entornos. Para isso, o Grupo – composto pelo portfólio atual de 15 hotéis, distribuídos pelo país, além da sede, na Zona Sul do Rio de Janeiro – implementou um comitê multidisciplinar, que cuida especialmente desses pilares. Uma das primeiras iniciativas de sucesso foi a amplificação da atuação do responsável pela Gestão de Pessoas, o executivo Sérgio dos Santos. O profissional destaca o crescimento orgânico de toda e rede, após o olhar mais profundo, também, sobre o bem-estar dos colaboradores: “Ao longo de 2022, tivemos um crescimento de 35% na quantidade de treinamentos para todas as funções, impactando 800 colaboradores, desde camareiras até gerentes gerais e diretores. O resultado foi uma das mais baixas taxas de turnover do mercado – apenas 2,5% dos colaboradores – e a Certificação “Great Place to Work”, pelo segundo ano consecutivo, com 84% em excelência. Outros pontos importantes, diretamente ligados ao “bolso”, foram os reajustes dos benefícios, diante da inflação que voltou à cena, em 2022. E no caminho desse crescimento orgânico, mais de 80 [cerca de 10%] pessoas foram promovidas”, explica Santos. O desenvolvimento positivo se torna ainda mais notável quando é analisado o atual contexto dos segmentos de turismo e meio ambiente: “A pandemia trouxe novas formas de gerenciar o negócio hoteleiro, assunto já consolidado no setor. O ganho em produtividade foi alto, beneficiando os hotéis e hóspedes, mas alguns procedimentos acabaram impactando as ações ambientais e, principalmente, a capacitação da mão de obra, pautas que, agora, precisam ser repensadas. Aumento de plásticos e embalagens descartáveis, turnover elevado, tratamento de resíduos, tudo isso, agora, faz com que os hoteleiros busquem soluções mais amigáveis e com mais impactos positivos”, salienta a líder do projeto de ESG da Louvre Hotels Group-Brazil, Thais Mesquita. Responsabilidade socioambiental No quesito responsabilidade social, a Louvre Brazil unificou as forças dos diversos projetos apoiados por cada hotel, por meio do “Pedido Solidário” – que recebeu a premiação “Corintho Falcão” pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), como destaque em iniciativa social. Em menos de seis meses, o Pedido Solidário arrecadou mais de R$ 40 mil, beneficiando seis ONGs. “A implantação do programa exigiu negociação com fornecedores e engajamento das equipes para atuar na causa. A líder do projeto, Thais Mesquita, cita os pilares “educação, saúde, assistência social e esporte”. Algumas cidades já possuem ações voltadas para uma destas vertentes, com forte atuação. Assim, buscamos complementar outras instituições, por meio de outras formas de apoio. Em Vitória (ES), por exemplo, escolhemos o esporte e, assim, iniciamos a busca da associação e da verificação, e em cada mês, é feita a prestação de contas, com impacto muito positivo”, diz Thais. A preocupação com o meio ambiente demandou a implantação da política de papel ZERO – iniciativa que se estenderá por dois anos para redução do uso de papel não reciclado. Todos os processos corporativos já estão digitalizados e, nos hotéis, além do QR Code, os hóspedes são incentivados a usar o aplicativo, que oferece opções diferentes dos cardápios impressos. “Com padrões internacionais e preocupados com a segurança, desenvolver dispensers para banheiros seguros foi uma preocupação. Hoje, 100% dos hotéis já eliminaram os tradicionais amenities descartáveis, o que gerou redução de 1 Tonelada de plástico, que seriam descartados na natureza com a troca dos amenities individuais pelos dispensers de sabonete, shampoo e condicionador”, finaliza Thais Mesquita. Sobre a Louvre Hotels Group – Brazil Empresa do segmento hoteleiro, subsidiada à francesa Louvre Hotels Group e responsável pela administração e comercialização de hotéis das marcas Royal Tulip, Golden Tulip, Tulip Inn e Soft Inn no Brasil. A rede possui em seu portfólio atual 15 hotéis distribuídos estrategicamente por todo o país: Natal (RN), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Sete Lagoas (MG), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Holambra (SP), Itaguaí (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Macaé (RJ), Vitória (ES), Vila Velha (ES) e Brasília (DF), onde detém duas unidades.