17/02/2023 às 10h43min - Atualizada em 17/02/2023 às 10h43min

Campos segue avançando com mutirão do combate ao mosquito Aedes aegypti

A ação faz parte da campanha “Dengue Aqui Não”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com várias outras secretarias, departamentos e órgãos públicos

Jornal Aurora - ´Redação
PMCG
O segundo grande mutirão de combate ao Aedes aegypti aconteceu no bairro Pecuária nesta quinta-feira (16). A ação faz parte da campanha “Dengue Aqui Não”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com várias outras secretarias, departamentos e órgãos públicos, com a finalidade de identificar e eliminar o maior número de focos do mosquito e, assim, evitar uma epidemia na cidade. Até o momento foram confirmados 304 casos de dengue. Nenhum de zika e ckikungunya.

A ação integrada contou com pouco mais de 200 servidores, entre Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e colaboradores. Além do trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é a inspeção dos imóveis, aplicação de larvicida, bloqueio com carro fumacê, recolhimento de inservíveis, vedação dos recipientes como caixa dágua, tonéis, dentre outros, também estão sendo realizadas limpezas das vias públicas e terrenos baldios, orientação à população, distribuição de panfletos informativos e notificações em oficinas, baracharias e recicladoras.

O trabalho de georreferenciamento dos criadouros do Aedes em locais de difícil acesso feito por um drone, está identificando vários pontos de maior risco de proliferação do vetor. Na Pecuária o destaque foi para as caixas dáguas sem tampa e sem tela.

Assim como em Travessão, primeiro bairro a receber a ação integrada, os trabalhos foram abertos pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, e pelo diretor do CZZ, Carlos Morales.

“É preciso ficar alerta, pois os criadouros e os mosquitos estão aí, podendo transmitir a dengue, que pode levar ao óbito. E nós podemos interferir, pois a gente sabe onde estão os focos do Aedes e o próprio mosquito. Temos que trabalhar para combatê-lo para que a gente não tenha um número excessivo de casos, de doentes e, consequentemente, de óbitos. A gente já reforçou toda nossa estrutura, expandiu o espaço e aumentou a equipe para melhor acolher e atender esses pacientes, mas o mais importante é combater o mosquito e acabar com os criadouros que estão dentro das nossas casas. Então, se todos participarem e se movimentarem, vamos ganhar essa guerra”, declarou Hirano.

Carlos Morales corrobora com a informação de que 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. “O CCZ faz um trabalho preventivo, com fumacê, bomba costal e larvicida, mas se a população não entender que também precisa fazer a sua parte, tirando, pelo menos, 10 minutos de seu tempo para olhar o seu quintal, seu terreno e sua residência, nosso trabalho será em vão. Cuide da sua casa e convoque o seu vizinho para cuidar dele. Dessa forma, todos estarão protegidos”, disse.

Gilberto Luiz de Souza Pinto, de 65 anos, contou que em 2021 foi diagnosticado com chikungunya. “Era tanta dor que não dava nem para levantar da cama. Isso sem falar das sequelas que ainda ficam na gente. Foi uma experiência muito ruim. Não adianta uma pessoa cuidar e a outra não. Todos temos que fazer a nossa parte, não deixar água parada, cuidar dos quintais e dos terrenos”, declarou o morador da Pecuária.

ALERTA — O grande mutirão desta quinta-feira trouxe também o alerta para as pessoas que irão viajar, deixando a casa fechada durante o período de Carnaval. Logo, antes de colocar o pé na estrada é preciso alguns cuidados, como explica Carlos Morales. “A gente recomenda que antes de pegar a estrada, verifique se não tem água acumulada em pratinhos de plantas, no dreno da geladeira e do ar-condicionado, que olhe o quintal e terrenos. Que coloque cloro nos ralos, retire os pneus, os inservíveis e o lixo. Deixa sua casa limpa e protegida”, orientou.

Mesmo com os cuidados diários, a aposentada Marli Pessanha está sempre recebendo os agentes de combate às endemias em sua residência. E, para surpresa dela, um foco do Aedes aegytpi foi encontrado em pequeno recipiente que estava em seu quintal. “Agora vou ficar mais atenta, ficar vigiando. Não podia imaginar que era larva, mas ainda bem que ele (agente) achou”, disse.

Também estiveram presentes na ação o secretário de Governo, Ângelo Rafael, o subsecretário de Governo Henrique Oliveira, o vereador Álvaro Oliveira e a subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, Simone Muniz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp