16/02/2023 às 11h31min - Atualizada em 16/02/2023 às 11h31min

Município reforça distribuição de preservativos para o Carnaval

As camisinhas podem ser retiradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), incluindo a do Farol de São Tomé, Rodoviária Roberto Silveira e Mercado Municipal

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais - Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) - está reforçando a distribuição de preservativos em cinco pontos do município para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o Carnaval.

As camisinhas, segundo o coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, podem ser retiradas na própria Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), incluindo a do Farol de São Tomé, Rodoviária Roberto Silveira e Mercado Municipal.

“Todo mês disponibilizamos 7.200 unidades para cada um desses locais, que são de fácil acesso e de grande circulação de pessoas. Devido ao Carnaval, a distribuição ganha aporte maior”, explicou Rodrigo, ressaltando que entre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão o HIV/Aids, a sífilis e as hepatites B e C, além do HPV, da herpes genital e da gonorreia.

Rodrigo disse ainda que, desde março do ano passado, a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, Diretoria da Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) e do programa, passou a disponibilizar um link, no site oficial da Prefeitura, para que as pessoas possam agendar a realização do teste rápido para detectar o vírus HIV, sífilis e hepatites B e C.

“Agendando o exame, a pessoa pode escolher em qual unidade de saúde deseja fazê-lo”, afirmou Rodrigo, ressaltando que a realização do teste rápido é feito também por livre demanda em todas as UBSs, não precisando de agendamento.

As pessoas que não dispõem de cadastro no site, ao acessar o link Consulta Fácil (AQUI), deverão clicar em novo agendamento, depois em exame e, por fim, selecionar o serviço desejado, no caso, teste rápido. O exame é sigiloso e o resultado sai em até 30 minutos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp