16/02/2023 às 08h27min - Atualizada em 16/02/2023 às 08h27min
Ex Agentes de Combate às Endemias do CCZ reivindicam recontratação de 270 agentes demitidos desde 2010
Agentes reclamam que mesmo com diversas tentativas de uma conversa com o prefeito Wladminir Garotinho, ele não os atende
Reportagem: Vanessa Nascimento
Fotos: Josiel Chagas / Jornal Aurora Os Agentes de Combate às Endemias do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) compareceram em massa, durante a sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Campos. O motivo, é que categoria reivindica a recontratação de 270 agentes, que vêm sendo demitidos pela prefeitura, desde o ano de 2010.
De acordo com a representante dos Agentes, Iara Alexandrino, os agentes passaram por um processo seletivo feito pela prefeitura, porém a contratação é por meio de verba federal. "Todos os agentes que estavam que estavam ativos, no ato da aprovação da lei e que fizeram o processo seletivo, estaria dentro. então são 270 Agentes de Combates às Endemias que estão aptos ao serviço", questionou Iara fazendo um apelo à Câmara Municipal, "O que a gente esta pedindo é o apoio da Câmara, porque o prefeito marca e não recebe a gente. A última turma, saiu em 2019, mas teve desmonte 2018, 2015, 2012 e 2010. Então neste momento, os 270 tendo a certificação, temos uma ação civil pública em curso, onde a defensora hoje ainda, nos comunicou que já pediu a sentença", explicou. Ainda de acordo com Iara, uma agente acionou a justiça e ganhou o direito de ser reintegrada. "Mas nós não conseguimos, pois o prefeito pede o acordo, mas não nos atende. Quem nos atendeu foi o vice prefeito, Frederico Paes que disse que "a caneta dele não tem tinta" e que ele é técnico, não político e se ele tivesse que resolver, ele resolveria fácil, pois o município tem carência", reclamou.
Eles questioram que a prefeitura alega que o relação dos aprovados, onde prova na ação civil, que houve o processo seletivo foi perdido e que não teria como resolver, à princípio. Nós pedimos um posicionamento À prefeitura de Campos e assim que for respondido, será atualizado aqui na reportagem.
O vereador Marquinho Bacellar (Solidariedade) apresentou o processo nº 0005/2023/SEC/CMCG que encaminha anteprojeto de Lei, onde dispõe sobre a atualização do piso salarial dos Agentes de Combate às Endemias, previsto na Lei nº 9.173 de 14 de julho de 2022.