16/02/2023 às 07h30min - Atualizada em 16/02/2023 às 07h30min

Polêmica na Câmara: Anderson de Matos quer proibir termos não-binários em textos de órgãos públicos municipais

Com o projeto aprovado, o vereador diz que estão deturpando a língua portuguesa

Reportagem: Vanessa Nascimento
Divulgação / Câmara Municipal

O vereador Anderson de Matos (Repubicanos) apresentou durante a primeira sessão da Camara Municipal de Campos, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) nº 0128/2022 que proíbe termos não-binários em qualquer texto dos órgãos públicos. O PL foi aprovado pela maioria, contra 10 absteções. 

De acordo com o vereador, o PL proíbe o uso da linguagem neutra ou linguagem não-binária nas publicações, propagandas publicitárias e mídias da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. "Foi falado "todes" em um texto da prefeitura, isso deturpa a língua portuguesa, dificultando o aprendizado de crianças, principalmente as surdas e dislexas", justificou o vereador. Anderson deixou claro que o projeto de lei, não está se tratando de discriminação. "Eu não estou aqui para falar da opção sexual de ninguém, eu respeito todo mundo em relação a isso, mas a questão é não deturpar a língua portuguesa e que a prefeitura cumpra, o que está sendo exigido", finalizou Matos.

Agora o PL irá para a sansão do prefeito e sendo aprovado, os órgãos publicos serão impedidos de usar os termos no gênero neutro. Nós pedimos um posicionamento da prefeitura sobre o assunto, por meio de nota e assim que recebermos uma resposta, atualizaremos a notícia.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp