09/02/2023 às 05h59min - Atualizada em 13/02/2023 às 00h00min

Projeto Super Recolhe da Supergasbras oferece 500 refeições em quilombo de Porto Alegre

Almoço coletivo foi realizado em parceria com a Ação da Cidadania

SALA DA NOTÍCIA Carla Pina
A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, líder mundial na distribuição de GLP, em parceria com a Ação da Cidadania, promoveu um almoço coletivo no Quilombo Santa Luzia, em Porto Alegre. Ao todo, foram 500 refeições oferecidas a quilombolas em situação de extrema pobreza.

A ação faz parte da primeira fase de um piloto do projeto Super Recolhe, que está sendo realizada em Porto Alegre. Uma iniciativa da Supergasbras que visa incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado e revertê-lo em biocombustível. O recolhimento acontece tanto na unidade da companhia em Canoas como também em alguns restaurantes parceiros que estão participando da ação. O projeto tem um viés educativo e socioambiental muito grande, pois além da conscientização e do impacto positivo ao meio ambiente, atua na questão da reciclagem e seus benefícios e reverte 100% da arrecadação obtida com o volume recebido, em ações sociais para a população. Este ano, a Supergasbras pretende expandir a coleta para outros clientes, aumentando a capilaridade e o resultado da coleta.

Fundado há 35 anos, o Quilombo Santa Luzia é liderado por Morgana Alves, a primeira mulher trans quilombola no país e diretora do quilombo. Em seu trabalho, além de administrar o quilombo, ela também acolhe pessoas em situação de rua e promove projetos na comunidade do Jardim Cascata. “Quando sei que tem uma pessoa com fome, eu não durmo direito”, pontua. “Não temos muita ajuda aqui. Por isso, o sentimento é de esperança e de muita gratidão por conseguirmos proporcionar um tipo de ação como essa que estamos realizando hoje”, conclui.

Para Melissa Bargmann, coordenadora estadual da Ação da Cidadania, a escolha do quilombo Santa Luzia tem um significado muito especial. São 420 famílias sem acesso a saneamento básico e outros direitos garantidos pela Constituição. Infelizmente, realidade de milhões de brasileiros. A Ação da Cidadania vem desenvolvendo um trabalho de longo prazo junto à comunidade quilombola, especialmente nessa região onde será instalada ainda este ano, uma cozinha comunitária no local. “As pessoas que vivem nessa comunidade estão em insegurança alimentar grave. Elas têm que batalhar cada refeição delas. Trazer esse alimento pra elas é dar cidadania, pois quando a comida já foi negada é porque os outros direitos todos já se foram”.

Essa é a conclusão da primeira fase do Super Recolhe, que contou com a ajuda da Ação da Cidadania para mapear as localidades que necessitam de apoio e terá continuidade ao longo do ano. “A ideia é trazermos para a pauta a questão do descarte correto de resíduos e seus benefícios para a saúde, o meio ambiente e a economia por meio do conhecimento e da informação. E esse projeto proporciona mais que isso.  Hoje, num momento grave de fome no Brasil, vários de nossos funcionários estão aqui voluntariamente no quilombo, trazendo esperança e minimizando a fome dessas pessoas”, explica a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras, Lucinda Miranda.

O líder do projeto e analista de Sustentabilidade, Gabriel Romero, ratifica todas essas afirmativas e a importância do engajamento de todos. "Estamos tendo a oportunidade de evitar o descarte de uma substância nociva ao meio ambiente e contribuir para transformá-la em energia renovável. Além disso, você faz a diferença por meio da ação social na sua própria comunidade. Muito orgulho em fechar a primeira fase desta forma".
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp