10/02/2023 às 14h37min - Atualizada em 10/02/2023 às 14h37min

Programa A Voz de Campos denuncia falta de cirurgia e menino Ezequiel será operado

Reportagem: Vanessa Nascimento
Arquivo pessoal - Alessandra da Silva e Ezequiel
Depois do programa A Voz de Campos da Rede Aurora, denunciar nesta quinta-feira (09), a demora na cirurgia do menino Ezequiel, de apenas um ano e sete meses, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a cirurgia será neste sábado (11). Ezequiel é portador de Craniossinostose Sagital e necessita de fazer a cirurgia de Correção de Escafocefalia, com urgência.

A mãe do Ezequiel, Alessandra da Silva Teixeira, 24 anos, moradora de Campos dos Goytacazes procurou o Jornal Aurora, para falar que não estava conseguindo fazer a cirurgia de Correção de escafocefalia no  filho. Segundo ela, após atendimento em Campos, em 2021, o município encaminhou o Ezequiel para o Hospital Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Centro do Rio, alegando que aqui na cidade, não tinha neurocirurgião. Por tanto, todos os procedimentos, seriam agora no hospital no Rio.  

- Lá no Rio, o Ezequiel vem sendo atendido pelo neurocirurgião, Doutor  Gonzalo Castillo, mas quando eu ligava pra lá, para saber da cirurgia do meu filho, só me mandavam esperar. Nunca davam uma previsão. – Reclamou Alessandra que ainda segundo ela, há cerca de um ano, Ezequiel seria operado, mas apresentou um quadro gripal no dia da cirurgia, o que o impossibilitou de passar pelo procedimento. “De lá pra cá, já levei ele em várias consultas no Rio, fez vários exames e nada”, desabafou.

Ezequiel está aguardando a cirurgia, desde dezembro de 2021, a mãe dele relatou que a doença, pode deixar sequelas irreparáveis, caso não faça logo a cirurgia. “Fui informada pelos médicos, que corre o risco de causar cegueira e até paralisia, no meu filho”, explicou Alessandra, marejada em meio a muita emoção.

Nós questionamos tanto a Secretaria de Estado de Saúde, quanto a Prefeitura de Campos, para saber o porquê da demora da cirurgia e se existe uma data para a mesma. E ambas responderam ao apelo do Programa a Voz de Campos.

A Prefeitura de Campos explicou por meio de nota que:
 “A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que para neurocirurgia infantil a referência é o estado do Rio de Janeiro. Campos não tem habilitação dos governos federal e estadual para realização desse serviço. Os procedimentos dos pacientes de todos os municípios fluminenses são referenciados ao Estado, por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER).
 
Esclarecemos, ainda, que o reagendamento do procedimento é realizado pela intuição (Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer) por meio de contato direto com a mãe do paciente, que normalmente tem acesso direto ao serviço social e setor de marcação da unidade.
A partir do momento em que o paciente vai para o hospital de referência, a agenda dele fica sob responsabilidade da unidade e da mãe. Por meio de consulta ao SER, foi verificada a confirmação da chegada dele à unidade, sendo atendido, o que significa para o município resultado de resolução, mas diante do fato, a Diretoria de Autoria, Controle e Avaliação (DACA) da Secretaria Municipal de Saúde irá fazer contato via e-mail com o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer solicitando esclarecimentos e pedindo informações sobre possíveis contatos não bem-sucedidos para estarmos nos posicionando”.

Já a Secretaria de Estado de Saúde respondeu também por meio de nota, ainda na quinta-feira (09), que:
 “A direção do Instituto Estadual do Cérebro informou que o paciente foi regulado e será chamado para realização de exames de risco cirúrgico e internação na próxima segunda-feira”. Porém nesta sexta-feira (10), a funcionária do Instituto do Cérebro entrou em contato com a Alessandra, marcando a cirurgia para este sábado (11), as 09h. Alessandra deve seguir viagem ainda nesta sexta-feira, com transporte oferecido pela prefeitura de Campos, para o Hospital no Rio.  Agora vamos torcer, para que Ezequiel tenha uma ótima cirurgia e recuperação.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90