10/02/2023 às 12h55min - Atualizada em 10/02/2023 às 12h55min

Cadeiras anfíbias garantem acessibilidade nas praias de São João da Barra

Prefeitura mantém equipamentos em cinco trechos da orla; guarda-vidas são responsáveis pelo transporte e pelo banho de mar assistido

Jornal Aurora - Redação
PMSJB
Nada mais convidativo que um banho de mar para refrescar o calor do verão. Mas a extensa faixa de areia que separa o asfalto das praias mais badaladas de São João da Barra torna a tarefa impossível para algumas pessoas, mesmo com as passarelas de acessibilidade construídas pela Prefeitura em quatro pontos da orla.

Um obstáculo que seria intransponível para o técnico de contabilidade aposentado Carlos Eduardo Cordeiro Alvarenga, 69, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há pouco mais de três anos, cujas sequelas comprometeram sua mobilidade. Morador da vizinha Campos dos Goytacazes, ele foi levado pelo filho, nora e netos para um passeio em Grussaí na manhã de domingo, 5, e, transportado por três guarda-vidas em uma cadeira anfíbia, percorreu com segurança e conforto os 165 metros da passarela do Posto 2, em frente ao Polo Gastronômico, mais 30 metros de faixa de areia, até chegar à praia. Mesmo com a dificuldade na fala, também sequela do AVC, a alegria do momento era nítida em sua expressão.

Alegria também para a dona de casa aposentada Aldete Gomes de Abreu, 91 anos, campista apaixonada por Grussaí que não abre mão de um passeio na praia nos fins de semana da alta temporada. Há 10 anos ela teve uma fratura no fêmur e hoje só consegue caminhar com o apoio de um andador, mas com a cadeira anfíbia chegou sem dificuldade à praia, conduzida pelos guarda-vidas Ônix Pedra, Jhonnattah Dantas e Davi Amaral, que integram a equipe da Defesa Civil Municipal, órgão responsável pelo serviço. “É uma tranquilidade para pessoas como eu, com dificuldade para chegar à praia, e uma segurança também, especialmente com todo o apoio dos guarda-vidas”, afirmou Aldete.

A Prefeitura mantém cadeiras anfíbias há mais de 15 anos nas praias de São João da Barra. Nesta temporada de verão elas estão disponíveis todos os dias, das 9h às 17h, nos postos 1 (do outro lado da lagoa de Grussaí) e 2 (em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí). Aos sábados e domingos, também das 9h às 17h, nos postos 3 (no trecho da praia de Grussaí conhecido como Mineiros) e 4 (Chapéu de Sol) e na lagoa de Iquipari. Nos locais há guarda-vidas que transportam os banhistas e os levam até a água. Não é necessário agendamento.

Feitas de alumínio aeronáutico, um material leve e resistente, as cadeiras anfíbias são equipadas com pneus grandes com ar comprimido, que funcionam como boias. Elas tornam as praias acessíveis para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. “Em um único dia, só em um local, chegamos a transportar 25 pessoas. Elas são acompanhadas durante todo o tempo pelos guarda-vidas, tanto no transporte de ida e volta da praia quanto no banho de mar, com total segurança”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro, o Kareca.

Durante a baixa temporada as cadeiras estão disponíveis nos feriados e nos fins de semana de calor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp