10/02/2023 às 10h45min - Atualizada em 10/02/2023 às 10h45min

Rompimento em adutora da Águas do Paraíba seria um dos fatores na queda do dique em Campos, revela relatório de vistoria do INEA

Jornal Aurora - Redação
Blog do Ralfe Reis
Um relatório de vistoria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) revela dois possíveis motivos para queda do Dique do Rio Paraíba do Sul na Avenida XV de Novembro, no Centro de Campos dos Goytacazes, ocorrido em 19 de dezembro de 2022. O documento foi inserido no sistema eletrônico do estado no início deste ano.

De acordo com o relatório, “o primeiro possível fator seria pela subida do nível do Rio Paraíba, acarreando o aumento da velocidade de escoamento que pode ter criado acréscimo de tensões no muro de contenção. Tal fator, somado ao mal funcionamento das estruturas de drenagem da via, pode ter provocado o carreamento do solo da base de contenção, descalçando toda a estrutura.”

O relatório aponta um provável segundo fator, segundo o engenheiro do INEA: “Outro aspecto a ser considerado é a existência de uma linha adutora, aparentemente de Ferro Dúctil com diâmetro da ordem de 400 mm, implantada com recobrimento de 1,50m, aproximadamente. O solo pode ter sofrido ações de recalque pelo ato frequente das cargas decorrentes do tráfego pesado, acentuadas pela ação das águas das chuvas ocorridas naquele período. Diante disso, a linha adutora deixou de ter sustentação, gerando inicialmente um pequeno vazamento, que carreou o material do berço de assentamento, assumindo com o tempo proporções maiores, até atingir o rompimento total.”

O relatório de visita foi elaborado após determinação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

O MP também oficiou o Instituto de Criminalística Carlos Éboli, da Polícia Civil, requisitando, em colaboração, a vistoria no local a fim de verificar as razões do evento adverso.

Em tempo: No dia choveu muito na planície goitacá. Porém é preciso verificar se naquela data o Rio Paraíba estava tão cheio e com a correnteza forte pressionando o dique a ponto de derruba-lo. Pelas imagens, seja por foto, vídeo ou verificando pessoalmente, não é possível para afirmar tal hipótese.

Com informações Blog do Ralfe Reis 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp