09/02/2023 às 18h43min - Atualizada em 09/02/2023 às 18h43min

Creches da rede municipal recebem ciclo de palestras e curso de primeiros socorros a partir desta sexta

Iniciativas contam com parceria da Faculdade de Medicina de Campos e envolvem profissionais e pais de alunos

Jornal Aurora - Redação
G1
As creches da rede municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebem, a partir desta sexta-feira (10), um ciclo de palestras e o curso de primeiros socorros promovidos em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC).

As iniciativas envolvem professores e pais de alunos. A Prefeitura explica que, em 2022, centenas de profissionais de 20 unidades, em diversos bairros e distritos, participaram dos projetos.

A proposta do curso é ensinar como os professores podem agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada nas unidades, evitando óbitos. Marcelo Feres, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), lembra que são situações delicadas que podem ocorrer não somente no ambiente escolar, mas também na família, como engasgos e sufocamentos.


Esses incidentes podem ser causados por moedas, tampas de caneta, peças pequenas de brinquedos e outros objetos, ou mesmo alimentos. A Prefeitura lembra que o engasgo ou sufocação em crianças pequenas está entre as principais causas de morte acidental de bebês de até um ano de idade, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

“Se podemos contribuir para prevenção, é melhor que o façamos, evitando, assim, situações mais graves. São recomendações essenciais para a vida. Agradeço imensamente à Faculdade de Medicina por ser parceria das nossas unidades escolares e continuar auxiliando nossa rede também em 2023”, afirmou o secretário.

Professor do Curso, Igor Leal Pena explica como as aulas funcionam e ressalta que a parceria é importante para todos, inclusive, os acadêmicos, já que cria um ambiente de ensino para os alunos internos da FMC.

“Fazemos dois encontros em cada unidade visitada. Trabalhamos temas como parada cardiorrespiratória na criança, bebê e no adulto, choque elétrico, engasgos, queimaduras, convulsões, ensinamos manobras para os professores das creches, enfim. Estamos recebendo bastante retorno por parte das creches e dos professores. Nos baseamos na Lei Lucas que orienta os estados e municípios a realizarem esse tipo de treinamento para os professores da rede básica de ensino”, explicou Igor, que é enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde.

O médico Leonardo Muniz, professor da Faculdade, responsável pela subcoordenação de Internato em Urgência e Emergência, Atenção Básica, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde da Família e Comunidade, acrescentou:

"Para a FMC, moldar as relações do aluno com a comunidade, não somente através da assistência, mas também através da educação em saúde, estimula o despertar da cidadania, da responsabilidade pessoal e social da profissão médica nestes jovens futuros médicos", disse Leonardo.

Sobre as palestras
A parceria ainda prevê palestras para os pais e responsáveis pelos alunos, por meio do projeto Educação em Saúde. Leonardo Muniz explica ainda que as ações vêm ajudando as unidades a estreitarem ainda mais os vínculos familiares, ampliando a relação Escola x Família.

“O objetivo é levar informações para os pais das crianças das creches sobre vários assuntos como diarreia, higiene pessoal, sarna, piolho, asma, rinite e sinusite, dengue, chikungunya, zika, métodos contraceptivos, direito sexual e reprodutivo das mulheres, vacinação, coceira/escabiose, entre outros”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90