01/07/2019 às 16h30min - Atualizada em 01/07/2019 às 16h30min

Fundação Municipal de Esportes em Campos alcança a marca de vinte mil alunos

O esporte é uma ferramenta de transformação e inclusão social

Supcom
Supcom arquivo
Em dois anos e meio, a Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), alcançou a marca de 20 mil alunos em 50 modalidades esportivas. São 48 polos de atendimento, como: a sede da fundação, praia do Farol de São Thomé, Goitacazes, Morro do Coco, Travessão, Santa Cruz, Dores de Macabu, sete Centro Esportivo da Escola - CEDEs, praça públicas, campos de futebol, entre outros.

O feito foi anunciado nesta segunda-feira (1º), pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, que reforça que o esporte é uma ferramenta de transformação e inclusão social. 
- E o resultado desse trabalho já pode ser comprovado na lista de presença nos pontos de atendimento esportivo. A Prefeitura de Campos também se preocupou em firmar parceria com instituições como Apae, Apoe, Degase, e Educandário São José Operário, Lar Fabiano, entre outras instituições, massificando o esporte, como determinação do prefeito Rafael Diniz que é priorizar a qualidade de vida do campista.

A população também utiliza o espaço dos CEDEs nos finais de semana, para torneio de futebol ou até mesmo utilizam reuniões e festas de aniversário - destacou Thuin.A prática esportiva vem conquistando o campista, que abraçou projetos pioneiros como o Via Esporte da Arthur Bernardes. A avenida é fechada ao fluxo de veículos todo domingo de 8h às 13h, para que a população possa praticar uma atividade física. O espaço também é palco de várias ações educativas como combate à pedofilia, educação no trânsito, entre outras. Outro projeto que entrou no gosto popular é o Caminha Campos, que incentiva à caminhada ao ar livre e descoberta das belezas naturais.

A retomada dos Jogos Estudantis de Campos (JECs) entra na terceira edição este ano, após 10 anos parados, e também vem contribuindo para a prática esportiva. "Os alunos cobram nas unidades de ensino a participação nos Jogos, aquecendo assim, o mercado de profissionais. Depois de quase 25 anos, no ano passado a Fundação Municipal de Esportes (FME) resgatou o Campeonato Campista de Natação reunindo cerca de 200 atletas e este ano deve dobrar. Somente nas aulas de natação e hidroginástica são 4,5 mil alunos. Temos 18 piscinas", frisou Thuin. 

Outra atividade esportiva que vem crescendo e reunindo centenas de atletas são as 12 escolinhas de futebol de campo espalhadas na área central e nos distritos e a previsão é  de chegar até o final deste ano a 20 escolinhas, uma atividade esportiva que é tem grande aceitação entre meninos e meninas. Dos quase 400 alunos já inscritos, cerca de 10% são meninas. Já no distrito de Goytacazes a escolinha de skate vem fazendo a alegria dos jovens.

PARAESPORTE 

De forma inovadora, a Fundação Municipal de Esportes implantou em abril de 2017 o Projeto Paraesporte, voltado para pessoas com deficiência. Nos dois primeiros meses, eram cerca de 40 inscritos e hoje 1 mil praticam uma ou mais das 15 modalidades esportivas. E os resultados são excelentes. 

"Em março deste ano, 14 atletas do Paraesporte integraram a Seleção Brasileira das Olimpíadas Especiais Brasil, onde competiram no terceiro  maior evento esportivo do planeta, em Abu Dhabi, trazendo medalha de prata no futebol e de bronze no vôlei. O evento mundial reuniu 9,5 mil atletas de 192 países", concluiu Thuin.  

VERÃO  

Além das práticas esportivas do cotidiano, a Prefeitura de Campos em parceria com a iniciativa privada, realizou em 2019 o melhor verão da história de Farol de São Thomé. Foram 57 atrações, 500 horas de programação e 38 artistas, com muitas atividades esportivas, culturais e recreativas para o campista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp