30/01/2023 às 15h27min - Atualizada em 01/02/2023 às 04h00min

Salling Group e Danfoss colaboram com a Microsoft para reduzir a perda de alimentos e desperdício de energia na refrigeração de varejo

Com soluções de refrigeração energeticamente eficientes, os supermercados podem garantir que o controle adequado de temperatura seja aplicado

SALA DA NOTÍCIA Filipe Martins
Até 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa são atribuídas à perda e desperdício de alimentos. Com soluções de refrigeração energeticamente eficientes, os supermercados podem garantir que o controle adequado de temperatura seja aplicado para evitar que os alimentos estraguem, de forma a preservar o consumo de energia total. Por muitos anos, a indústria de varejo de alimentos passou por uma transformação sustentável, começando com a transição para CO2 e outros fluídos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP). A digitalização faz parte da próxima fase desta jornada.

O Salling Group e a Danfoss S/A anunciaram uma parceria em conjunto com a Microsoft para capacitar o varejo alimentar sustentável por meio da digitalização. O Salling Group pretende criar um negócio neutro em carbono e está investindo mais de 2,4 bilhões de coroas dinamarquesas nos próximos anos em projetos de energia e sustentabilidade. Parte dessa iniciativa inclui uma colaboração com a Danfoss e a Microsoft para desenvolver os melhores serviços digitais para controlar o uso de temperatura e energia da refrigeração do supermercado, permitindo a manutenção preventiva para evitar perdas de alimentos e desperdício de energia.

“Nossa meta climática inclui um forte foco na redução do consumo de energia, bem como na redução do desperdício de alimentos em nossas lojas”, diz Henrik Vinther Olesen, vice-presidente de comunicação do grupo, CSR e relações públicas do Salling Group. “Não há dúvida de que as novas tecnologias desempenharão um papel importante no alcance de nossas metas. Adotamos novas soluções em todos os campos das nossas operações. Estamos ansiosos para utilizar esta nova tecnologia e obter insights que nos levarão adiante para alcançar nosso objetivo de eliminar nossa pegada de carbono e administrar um negócio cada vez mais sustentável”, acrescenta.

Colocando a tecnologia em ação
A partir de 2023, o Salling Group, a Danfoss e a Microsoft trabalharão juntas para utilizar sistemas e componentes de refrigeração com eficiência energética, além da análise em tempo real da Danfoss para as lojas do Salling Group na Dinamarca. O Alsense® da Danfoss, uma plataforma de Internet das Coisas (IoT) construída na Microsoft Cloud for Sustainability, será utilizado para mensurar o desempenho da refrigeração, permitindo que a administração do varejo acompanhe os alarmes, garanta o monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, das condições dos alimentos e reduza o consumo de energia.

A parceria permitirá também que o Salling Group teste um novo recurso do Alsense® da Danfoss, chamado Mean Kinetic Temperature, que expande a sensibilidade dos alarmes. Se a porta do congelador for acidentalmente deixada aberta ou se a temperatura do refrigerador estiver incorreta, os gerentes da loja receberão um alerta quando a refrigeração atingir uma “zona de perigo” antes que o alimento estrague. Esses novos avisos darão uma indicação ainda mais precoce de um problema, para que ações corretivas possam ser tomadas antes que os alimentos sejam perdidos. Os funcionários do Salling Group também podem monitorar os dados de uma loja específica em um painel do Power BI quase em tempo real, permitindo que eles reajam de forma proativa quando ocorrerem mudanças drásticas.

“Já possuímos as tecnologias e medidas de eficiência energética disponíveis hoje para oferecer grandes reduções de emissões. Temos orgulho de trabalhar com o Salling Group, o maior varejista de alimentos da Dinamarca, como um de nossos parceiros para a descarbonização”, diz Jürgen Fischer, presidente da Danfoss Climate Solutions. “Com nossa experiência e know-how no domínio da refrigeração, combinados com a experiência da Microsoft em nuvem e tecnologias digitais, temos os recursos certos para entregar uma transformação de sustentabilidade no varejo de alimentos”.

Esta nova colaboração é construída sobre uma base sólida. O Salling Group foi um dos primeiros a adotar refrigerantes CO2 e colabora com a Danfoss desde a década de 1980 para implementar a tecnologia de refrigeração sustentável nas lojas. Além disso, a Danfoss também tem parceria com a Microsoft desde 2019 para combinar sua experiência de domínio com a plataforma escalonável e segura da Microsoft Cloud.

“A sustentabilidade está no topo da agenda da Microsoft e, junto com a Danfoss e o Salling Group, podemos demonstrar como a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental em nossos esforços para reduzir o desperdício de alimentos e as emissões de carbono”, diz Peter Skov, diretor comercial corporativo da Microsoft Dinamarca: “Um dos principais desafios para muitas organizações atualmente é a capacidade de coletar os dados corretos e agir de acordo com eles – além de registrar e relatar suas emissões, o que nossa plataforma permite. Estamos ansiosos para investir mais tempo junto com Salling e Danfoss para ver como nossa plataforma pode apoiá-los ainda mais na agenda de sustentabilidade", conclui.

Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Para mais informação:
Press à Porter Gestão de Imagem – Tel: (11) 3813-1344 r. 33 / (11) 97329-8776
Felipe Rariz – [email protected]
Gustavo Diamantino – [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90