27/01/2023 às 09h42min - Atualizada em 27/01/2023 às 09h42min

São Matheus, São Salvador e Goitacazes: mutirão contra o Aedes aegypti nesta sexta

Durante os mutirões, os ACEs também estarão orientando a população quanto aos cuidados para evitar água parada, pois é através dela que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se prolifera.

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mais um mutirão. Nesta sexta-feira (27), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão vistoriando os imóveis terrenos baldios e prédios públicos dos parques São Matheus, São Salvador e Goitacazes. A ação simultânea terá início às 9h.

Durante os mutirões, os ACEs também estarão orientando a população quanto aos cuidados para evitar água parada, pois é através dela que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se prolifera.

“As condições climáticas do verão favorecem muito à proliferação do mosquito e, 80% dos focos são encontrados dentro das residências. Pedimos a população para receber os agentes para vistoria e orientação correta de como evitar criadouros e água parada. É muito importante que os munícipes dediquem 10 minutos por semana e fazer a remoção mecânica de possíveis criadouros em seus quintais”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

No mutirão, os agentes também irão recolher inservíveis, telar caixas dágua, além de aplicar larvicida, quando necessário. “Desde que assumimos a gestão do CCZ estamos executando vários serviços, a exemplo das visitas domiciliares, mutirões, georreferenciamento e mapeamento dos bairros, armadilhas, aspersão de inseticida com bomba costal, entre outros. Todas essas ações preventivas têm dado resultado, mas para continuar precisamos do apoio da população”, exemplificou o diretor do CCZ, Carlos Morales.

O trabalho de combate às arboviroses ganhou reforço este mês, com a entrada em operação de quatro carros fumacê. O bloqueio aeroespacial pelo método do Ultra Baixo Volume (UBV) está sendo realizado nos bairros e distritos com casos confirmados e suspeitos das doenças transmitidas pelo Aedes.

Este ano, os mutirões após o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) - que apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 5,2 -, já foi realizado nos parques Zuza Mota, São Clemente e Campo Limpo, quando mais de 1.800 imóveis foram vistoriados e 79 focos de mosquito eliminados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp