25/01/2023 às 09h49min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h00min

Saiba como receber seu dinheiro de volta na declaração do IR e ainda ajudar quem precisa

Deduções permitidas por lei via imposto de renda podem contribuir com organizações como o Instituto Guga Kuerten

SALA DA NOTÍCIA Vanessa Martinelli
imprensa@estruturadecomunicacao.com.br
Estrutura de Comunicação
Que tal usar uma das suas principais obrigações anuais para fazer o bem? Você sabia que até 6% de seu IR devido pode ser doado para projetos sociais que permitem dedução em sua declaração anual de imposto de renda?
Com uma carga tributária extremamente alta, inclusive para pessoas físicas, muitos contribuintes brasileiros não sabem, ou não lembram, que podem destinar parte do imposto de renda para projetos sociais. E esta opção está disponível no próprio programa da declaração anual, que permite a doação de até 6% do imposto devido ou da restituição. Ou seja, qualquer pessoa ou empresa pode repassar, diretamente na declaração, recursos para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais. 
Em Santa Catarina, uma organização que conta, e muito, com esse tipo de doação é o Instituto Guga Kuerten, que desenvolve projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei Rouanet. Com mais de 20 anos de uma história dedicada à promoção de oportunidades de transformação social, o IGK ao longo deste período já bateu a marca de mais de 100 mil atendimentos, sendo que deste total 13 mil eram crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“Esse percentual que você pode optar em doar para as instituições sociais colabora no desenvolvimento e manutenção de vários projetos tão fundamentais para a sociedade. Faça a sua parte e nos ajude a gerar cada vez mais oportunidades para crianças e adolescentes do nosso Estado”, convida Alice Kuerten, presidente do IGK. 

O Instituto surgiu a partir de uma paixão de Alice, mãe de um dos maiores tenista do mundo, Gustavo Kuerten, e desde então luta em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional. 

Programa Campeões da Vida
O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional. Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências.
Só em 2022, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo. Esses números refletem no acumulado de mais de duas décadas, resultando em mais de 13.400 crianças e adolescentes.
 
Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)
O FAPS é um programa que busca apoiar financeiramente e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência. O fundo é criado a partir de cotas doadas por parceiros do Instituto Guga Kuerten.
A cada ano são abertas as inscrições para uma região de Santa Catarina, previamente estabelecida, possibilitando a todas as organizações daquele território concorrer com seus projetos. 
O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pelos profissionais do Instituto, que também oferecem capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão. Só este ano, 2842 pessoas foram atendidas. 

Programa de Ações Especiais
Este programa desenvolve e participa de ações políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão. Uma das ações é o Prêmio IGK, que envolveu 475 projetos inscritos, já o curso de capacitação para Cuidadores Terapêuticos, formou 64 novos profissionais, aptos para o mercado de trabalho.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp