O Rio Paraíba do Sul, em Campos, voltou a sofrer elevações com as fortes chuvas ocorridas nas regiões de influência. A cota registrada pela Secretaria de Defesa Civil às 9 horas desta quarta-feira (25) é de 8,09 metros, com o corpo hídrico tendo uma taxa de elevação de 3 centímetros por hora desde a noite de ontem.
De acordo com o coordenador do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, Leandro Rezende, além da chuva forte que atingiu o município ontem, tendo volume registrado de até 110 milímetros na região central, quase a média esperada para o mês de janeiro (150 mm), também houve ocorrência de chuvas em quase boa parte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, como nas regiões Norte e Noroeste fluminense, na Zona da Mata mineira e na porção do Médio Paraíba do Sul. “Desta forma, a calha principal do Rio Paraíba do Sul, assim como seus principais afluentes, colaboram diretamente para a elevação do corpo hídrico”, informou.
Leandro informou que para os próximos momentos é esperada a continuação de aumento de nível, mantendo uma taxa de elevação entre 4 e 6 centímetros por hora, devido ao considerável volume de chuva precipitado nas regiões de influência hídrica.