O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando os mutirões de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, nos bairros da área urbana do município. A ação é complementar às visitas domiciliares diárias e terá início na próxima sexta-feira (20). O término está previsto para 31 de março.
“Fizemos um cronograma de mutirões para intensificar o combate aos focos do mosquito nos bairros com risco alto para infestação. As ações serão realizadas às sextas-feiras como já vínhamos fazendo, para que o serviço chegue a todos os locais que necessitam de maior atenção nesse momento”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Vetores, Claudemir Barcelos.
Ele ressaltou que os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estão nas ruas diariamente fazendo o trabalho químico necessário ao controle do mosquito e orientando a população, que deve estar atenta aos criadouros em seus quintais.
“Estamos num período de chuva e altas temperaturas e, qualquer descuido, pode acarretar numa maior proliferação do mosquito”, alertou Claudemir.
CRONOGRAMA: 20/01 – Parque Zuza Mota, São Clemente e Campo Limpo 27/01 – Parque São Matheus, São Salvador e Goitacazes 03/02 – Pecuária, Dr. Beda, Lapa e Presidente Juscelino 10/02 – Parque Bela Vista e Tapera 17/02 – Penha 24/02 – São José e Parque XV de Novembro 03/03 – Donana e Parque Esplanada 10/03 – Ururaí e Turf Club 17/03 – Parque Vista Alegre, Califórnia e Ponta da Lama 24/03 – Parque Corrientes 31/03 – Centro