18/01/2023 às 10h39min - Atualizada em 18/01/2023 às 10h39min

Dibs Hauaji expõe coleção de câmeras fotográficas no Museu Histórico de Campos

Evento de abertura da exposição “A sua história por trás das lentes” foi realizada na noite desta terça-feira (17), sendo prestigiada pela primeira-dama do município, Tassiana Oliveira

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Acostumado a registrar momentos emocionantes com suas potentes lentes, o fotógrafo mais conhecido de Campos foi o personagem das fotos, na noite desta terça-feira (17). Dibs Hauaji, de 85 anos, participou da abertura da exposição “A sua história por trás das lentes”, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG). Exibindo câmeras raras, que fazem parte de sua coleção - a maior da América Latina - o mais antigo repórter fotográfico do Estado do Rio de Janeiro foi recepcionado pela primeira-dama do município, Tassiana Oliveira e pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas. 

Junto da esposa, Tânia; da filha, Viviane e dos netos, Daniel e Lucas, Dibs celebrou seus 55 anos de profissão, cercado de parentes, amigos, fotógrafos e admiradores.

“Que presente reencontrar tantos amigos, neste noite de festa. Com 85 anos, vivo a alegria de expor câmeras que marcaram a história mundial da fotografia e, também, a jornada que venho trilhando, há quase seis décadas. Com imensa honra, retratei nossa Campos, suas personalidades e grandes nomes da política que por aqui passaram. Obrigado, amigos”, disse Dibs, na abertura do evento.

Para Tassiana, que representou o prefeito Wladimir Garotinho, reverenciar Dibs significa aplaudir a personalidade que mais fotografou o município e seus fatos mais importantes. “Grande profissional, grande homem, pai e avô, Dibs é nossa memória viva. Atravessou, com sua rara sensibilidade, as barreiras do tempo e da tecnologia, nos mostrando Campos por suas lentes, desde o preto e branco, até chegar ao digital. Em nome dos campistas, te agradeço por tudo”, pontuou.

Auxiliadora Fritas também elogiou o profissional que revolucionou a imprensa campista. “Dibs, você registrou momentos da minha vida e das vidas de tantos campistas. Na imprensa, suas fotos registraram prefeitos, governadores e presidentes. Você é o nosso fazedor de cultura maior, na arte de fotografar. A FCJOL se orgulha de expor um acervo tão belo”, observou.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, também destacou a impotência histórica de Dibs. “Além das câmeras, aqui estão reportagens de todos os jornais do município, reconhecendo sua carreira e seus méritos. Hoje, muitos fotógrafos renomados aqui estão, te aplaudindo”, enfatizou.

O evento contou com as presenças do vereador Cabo Alonsimar; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar de Freitas Chagas Júnior e do presidente do presidente Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura), Marcelo Sampaio.

A exposição “A sua história por trás das lentes” permanecerá na sala de exposições temporárias do Museu até o próximo dia 27, com visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp