26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
20 a 28 de jan de 2023
NOVIDADE DA 26a MOSTRA TIRADENTES, FÓRUM DE TIRADENTES REÚNE MAIS DE 50 PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL PARA REVISITAR, DISCUTIR E PROPOR RECOMENDAÇÕES DO SETOR PARA O NOVO GOVERNO
Fórum acontece entre os dias 21 a 25 de janeiro como parte da programação da 26a Mostra Tiradentes e resultará em documento oficial a ser elaborado e apresentado publicamente em Tiradentes
Uma das presenças confirmadas é de Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal; cinco grupos de trabalho vão debater encaminhamentos estratégicos para formação, produção, difusão, distribuição e preservação, e resultados serão encaminhados ao novo Ministério da Cultura
Ao longo dos últimos 25 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes consolidou-se como espaço singular de formação, promoção, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro. Um trabalho coletivo, participativo, democrático que sempre esteve à frente de seu tempo, atento às mudanças do audiovisual, seja do campo tecnológico, seja pelo lado de quem pensa, vê e faz cinema. Um ambiente de encontros, de gestação de parcerias profissionais, de inovação e tendências, de interação crítica no cinema do Brasil.
No decorrer de sua trajetória, presenciou avanços, transformações e continuidades no cinema brasileiro.A criação da Ancine, da Secretaria do Audiovisual, a implementação da Lei 12.485 e do Fundo Setorial do Audiovisual que resultou num processo de expansão e crescimento acima de vários outros setores da economia brasileira.
A Mostra de Tiradentes foi testemunha do surgimento de uma nova geração de realizadores e instrumento que favoreceu a visão de conjunto – um panorama que, se revela fragilidades, também permite vislumbrar novos rumos. Foi pioneira ao criar a Mostra Aurora, um recorte da programação que criou oportunidades para os diretores estreantes ganharem espaço na cena audiovisual brasileira e exibiu filmes instigantes e desafiadores, de baixíssimo orçamento, precários enquanto estrutura de produção, mas com senso de provocação, deslocamento dos sentidos e das sensações, de culto ao enigma e do estranhamento. Filmes de diretores que já estrearam no formato digital e sob o impacto da internet. Filmes que se destacam relação com seu tempo, pelo que mostram e como mostram. O cinema brasileiro feito hoje no Brasil.
A 26a Mostra de Cinema Tiradentes , de 20 a 28 de janeiro, tem entre sua maior novidade a realização do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, em cinco dias presenciais, de 21 a 25 de janeiro, que acontece num cenário de grandes expectativas por um novo ciclo positivo de revitalização do setor audiovisual no País.Mais uma vez, a Mostra Tiradentes abre espaço para reunir pessoas de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade – fortemente afetada pela pandemia e pelo descaso do governo federal nos últimos cinco anos.
EIXOS TEMÁTICOS E GRUPOS DE TRABALHO
A dinâmica dos trabalhos propõe a abordagem dos segmentos da formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual, tendo por objetivos a identificação dos pontos críticos de cada segmento, a legislação normativa incidente e suas lacunas, além dos pontos considerados prioritários para a ação de fomento público, sempre levando em consideração focal a valorização das cadeias produtivas regionais e o reconhecimento do amplo conjunto de atores em exercício.
Sob a coordenação de Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes, Mário Borgneth, cineasta, produtor e ex-Secretário do Audiovisual , Alfredo Manevy, cineasta, produtor, professor e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura, conta ainda com a participação de mais de 50 profissionais que atuam em cinco grupos de trabalho - os GTs do Fórum de Tiradentes, coordenados por : GT Formação (Adriana Fresquet), GT Produção (Cíntia Bittar), GT Distribuição (Lia Bahia), GT Exibição/Difusão (Pedro Butcher) e GT Preservação (Hernani Heffner).
O Fórum de Tiradentes busca revisitar propositivamente a complexidade atual do audiovisual brasileiro tendo por premissas de base a valorização da DESCENTRALIZAÇÃO – no reconhecimento do potencial das cadeias regionais de produção; a DIVERSIDADE – no reconhecimento das demandas dos diversos segmentos que compõe a cadeia produtiva e na pluralidade de formatos e linguagens audiovisuais; o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – no reconhecimento da pujança econômica do setor em meio à economia da Cultura, com seu grande potencial gerador de emprego e renda, diante das complexidades envolvidas para sua maior inserção afirmativa nos mercados nacional e global; e na DEMOCRACIA – reconhecendo o campo audiovisual como veículo de expressão de múltiplos protagonismos, com o objetivo de apresentar balizadores essenciais para o desenho de novas politicas públicas para o setor. .
“O trabalho dos GTs será posto em discussão em plenária aberta e consolidado em documento final para encaminhamento ao novo Ministério da Cultura, dirigido pela ministra Margareth Menezes, e a órgãos e entidades representativas do setor”, completa Borgneth. “O objetivo do Fórum é reunir um entendimento sistêmico da cadeia produtiva do audiovisual, de forma a produzir um diagnóstico atual e formar um conjunto de recomendações que possa sinalizar positivamente para as novasestruturas de governança do setor, reunidas sob a premissa estratégica de valorização dos 4 Ds: adescentralização, a diversidade,o desenvolvimento econômico e a democracia.”
Reforça Borgneth: “A descentralização é pensar as cadeias produtivas regionais, suas assimetrias, potencialidades e fragilidades, vendo assim a atividade sistêmica do audiovisual; a diversidade se refere às demandas de cada segmento da atividade, reconhecendo sobretudo a transversalidade do conjunto da cadeia, transitando entre o particular e o geral, e ainda, a diversidade interna do setor, que se multiplica na instrumentalização das várias tecnologias e linguagens audiovisuais, e por fim, a democracia, que é fundamental no sentido de reconhecer, dentro da nova institucionalidade que se forma, os múltiplos protagonismos”.
"O Fórum aglutina alguns dos movimentos e representações da sociedade civil, das empresas culturais e da gestão cultural que foram ativos na defesa do arcabouço institucional e das conquistas históricas do audiovisual. Incorpora vozes de atores não necessariamente uníssonos que estão no front da produção, da distribuição, da exibição, da preservação de nosso patrimônio; da universidade, do terceiro setor, e da crítica cinematográfica", destaca Alfredo Manevy.
META DE TRABALHO
Documentar e registrar, de forma a contemplar o conjunto de contribuições e recomendações resultantes no processo de realização do Fórum de Tiradentes.
Além de apresentação pública na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, os documentos serão encaminhamos ao Ministério da Cultura, Ancine e órgãos e entidades representativas do setor audiovisual
CONVIDADOS E PARTICIPANTES DO FÓRUM DE TIRADENTES
A sessão de abertura terá por temas centrais as questões ligadas à nova arquitetura institucional da Cultura e do Audiovisual, os aspectos ligados à legislação de regulação e fomento do setor, com ênfase na Lei Paulo Gustavo e na regulamentação dos serviços de streaming.
Convidados:
Mediação: Mário Borgneth e Alfredo Manevy - coordenadores executivos do Fórum
1 – GT DE FORMAÇÃO
Coordenação: Adriana Fresquet
Participantes:
2 – GT - PRODUÇÃO
Coordenação: Cintia Bittar
Participantes:
3 – GT - DISTRIBUIÇÃO
Coordenação: Lia Bahia
Participantes:
4 – GT - EXIBIÇÃO / DIFUSÃO
Coordenação: Pedro Bucher
Participantes:
5 – GT - PRESERVAÇÃO
Coordenação: Hernani Heffner
Participantes:
PROGRAMAÇÃO
Apresentação da temática "Cinema Mutirão"
Homenagem aos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio
* SERVIÇO
26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023
FÓRUM DE TIRADENTES | ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILEIRO | 21 a 25 de janeiro de 2023
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CEDRO MINERAÇÃO, CSN, CEMIG/ GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: FECOMÉRCIO MG SESC SENAC, CASA DA MOSTRA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, NOVA ERA SILICON, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, CANAL BRASIL, MISTIKA, CINECOLOR, THE END, DOT, NAYMOVIE, 02 PLAY, CTAV, FESTIVAL DE MÁLAGA/MAFF/MALAGA WIP
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
ASSESSORIA DE IMPRENSA
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