09/01/2023 às 16h15min - Atualizada em 09/01/2023 às 16h15min

Defesa Civil acompanha obras do dique da XV de Novembro; Rio Paraíba do Sul continua subindo e atingiu cota de 9,84m

Serviços de contenção em função da previsão de aumento do nível do rio acontecem 24h e Defesa Civil continua monitorando

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria de Defesa Civil segue monitorando o Rio Paraíba do Sul, que continua subindo e atingiu cota de 9,84m na tarde desta segunda-feira, estando a 16 centímetros da cota de transbordo. Nas últimas 24 horas, o nível do rio subiu 67 centímetros, tendo uma taxa de elevação entre 3 e 5 centímetros por hora, o que era esperado pelo Setor de Monitoramento do órgão. O cenário foi dado em razão do recebimento de grande volume de água a montante do rio, com chuvas no estado do Rio, São Paulo e Minas Gerais. 

O aumento do nível do Paraíba é previsto em razão da probabilidade de ocorrências de chuvas nas zonas de influência hídrica para a bacia do rio. Mas, para as próximas horas, é esperada uma diminuição da taxa de elevação do rio, caindo de 3 a 5 cm/h para 1 a 2 cm/h, até o recebimento do volume de água que ainda está por chegar de sua calha principal e de alguns de seus afluentes, como o Rio Muriaé. O objetivo é intensificar os trabalhos de contenção nesse intervalo de aumento da cota do Paraíba.

Caso ocorram mudanças no quadro, novos comunicados serão feitos pela Defesa Civil, que vem atualizando, em tempo real, os dados hídricos do Rio Paraíba em Campos e de seus principais afluentes através de seu Instagram @defesa_civil_campos_. O telefone de conta do órgão é (22) 9 8175-2512.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp