09/01/2023 às 13h45min - Atualizada em 09/01/2023 às 13h45min

Rio Paraíba já ultrapassa os 6 metros em São João da Barra; Defesa Civil reforça porto em Barcelos e dique São João

Nível do Rio Paraíba do Sul está estabilizado em 6,3 metros, mas a previsão é que volte a subir; relatório da Prefeitura com mapeamento dos pontos críticos foi encaminhado em 2022 ao Inea

Jornal Aurora - Redação
PMSJB
A Defesa Civil Municipal de São João da Barra está monitorando a situação do Rio Paraíba do Sul e atuando de forma preventiva em Barcelos e no dique São João, no Bairro de Fátima. O nível do rio está estabilizado em 6,3 metros desde o início da manhã desta segunda-feira, 9, mas a previsão é que volte a subir. A cota de transbordo na Sede, onde é feita a medição, é de 8 metros.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, junto com a Defesa Civil, protegeu com sacos de areia a região do porto em Barcelos. No dique São João a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos também está adotando medidas de contenção.

Em 2022 foi feita uma intervenção provisória pelo governo estadual no local do rompimento do dique de Barcelos, que por enquanto não apresenta risco. Também no ano passado a Prefeitura fez um levantamento dos pontos críticos onde poderiam ocorrer novos rompimentos e encaminhou relatório com o mapeamento dos danos e procedimentos para recuperação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ), Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras.

Em novembro do ano passado e no início deste ano a Prefeitura reiterou ao Inea a necessidade de avaliação da segurança da obra realizada e dos demais pontos vulneráveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp