09/01/2023 às 13h33min - Atualizada em 09/01/2023 às 13h33min

ID Jovem: saiba como fazer viagens de ônibus gratuitas e aproveitar descontos

O ID Jovem está disponível para uma categoria que cumpre as regras do programa. O benefício permite que pessoas façam viagens sem pagar nada

Jornal Aurora - Redação
Escola Educação
Este é um dos benefícios concedidos pelo Governo Federal que oferece diversas vantagens aos jovens. Além de 50% de desconto em eventos culturais, como no cinema, teatro ou em shows, é possível pagar menos em viagens rodoviárias interestaduais. Saiba o que fazer para se cadastrar no ID Jovem e aproveitar.

Para ter acesso ao programa, é preciso estar cumprindo com as regras estabelecidas pelo próprio governo, pois não são todas as pessoas que conseguem acesso a ele. Para se cadastrar no benefício, esteja atento às normas!

O ID Jovem é voltado para pessoas de baixa renda, que estão em situações vulneráveis financeiras e contando com uma renda mensal familiar de até dois salários mínimos. É necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) e manter estes dados atualizados por até 24 meses. Além disso, é preciso ter entre 15 a 29 anos de idade.

Para se cadastrar no CadÚnico, o jovem precisa se direcionar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais perto da residência, apresentando o CPF, RG, comprovante de residência e a carteira de trabalho.

Será possível realizar o cadastro no programa por meio do site. Para que a carteirinha seja emitida, é fundamental que esse cadastro tenha sido feito no CRAS ou no portal oficial do Gov.br. O jovem terá a emissão do ID avaliada.

Viajando de ônibus

Antes de tudo, é preciso lembrar que todas as companhias são obrigadas a aceitar o passe em questão. Caso isso não aconteça, é preciso justificar o motivo pelo qual não está oferecendo a gratuidade ou um desconto na passagem.

Para garantir a gratuidade, o cidadão precisa estar portando o documento que comprove o acesso ao ID. Além disso, também deve contatar a empresa de ônibus para solicitar o desconto. É exigido, no mínimo, três horas de antecedência antes da viagem.

Após todo o processo, o bilhete poderá ser retirado diretamente no guichê presencial. O desconto pode ser de 100%, mas caso não consiga, será garantido um abatimento de ao menos 50% do valor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp