As festas de fim de ano costumam ser regadas a muita fartura e alimentos de todo tipo. Sejam castanhas, lentilha, saladas e o tradicional peru, são inúmeras as opções para garantir uma excelente ceia de Natal e Réveillon. Pensando nisso, o Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta à população na hora da compra de ingredientes para os festejos natalinos e da virada.
A Visa preparou algumas dicas para ajudar o consumidor. A primeira delas é ter atenção à validade dos produtos, principalmente os que estão em promoção, pois muitas vezes estão próximos da data de vencimento. Outra coisa, é verificar se a embalagem está violada, caso esteja, a qualidade do produto também pode estar comprometida.
“Deixe os itens congelados ou resfriados para colocar no carrinho por último. Assim, eles se mantêm mais tempo na temperatura correta até chegar em casa. As carnes sempre devem estar sob refrigeração. Procure pelo selo de inspeção. A carne deve ter cor e cheiro próprios”, orientou a assessora chefe da Visa, Vera Cardoso de Melo.
A assessora também ressalta que os pescados devem estar refrigerados ou cobertos com gelo, ter cor própria e cheiro agradável. “O corpo deve estar firme e úmido, com as escamas bem aderidas, guelras úmidas, vermelhas e olhos brilhantes. O peixe congelado deve estar em freezer”.
Por último, Vera orienta para que o consumidor fique atento à coloração dos embutidos (linguiça, mortadela, salame, entre outros alimentos), que deve ser própria e sem manchas.