16/12/2022 às 10h06min - Atualizada em 16/12/2022 às 10h06min
Cavalo com carroça tomba em avenida de Campos e moradores se mobilizam para ajudar o animal; imagens geraram revolta nas redes sociais
Moradores reagiram ao vídeo na internet e cobraram ação da Prefeitura para coibir uso de animais para transporte de carga em carroças que, apesar de proibição por Lei Estadual, prática ainda ocorre na cidade.
Um cavalo que carregava uma carroça cheia de um material que aparenta ser entulho ou areia tombou na tarde desta quinta-feira (15) na Avenida 28 de Março, em Campos. O caso foi registrado em vídeo por pessoas que presenciaram a cena.
As imagens mostram o animal no chão e pelo menos seis homens tentando desvirar a carroça. É possível ouvir o homem que gravava o vídeo conversando com outra pessoa e falando que o animal tombou por conta do sobrepeso da carroça.
Nas redes sociais, moradores se mostraram indignados com o caso. Entre os comentários dos internautas estavam críticas ao uso de animais para puxar carroças sobrecarregadas, que é recorrente na cidade, segundo os moradores. Os comentários também pedem alguma ação da Prefeitura sobre o caso.
Problema antigo na cidade
A Lei Estadual nº 7194, de 7 de janeiro de 2016, proíbe o uso de animais para situações de fretamento, transportes de cargas, materiais ou pessoas, nas áreas urbanas e rurais em todo o estado do Rio de Janeiro. A Lei diz que, quem cometer a infração será responsabilizado por maus-tratos.
Apesar da Lei Estadual, em 2016, a Prefeitura de Campos se posicionou a favor dos carroceiros e liberou o uso de tração animal na cidade.
Em 2020, a Prefeitura publicou a Lei complementar nº 015 do dia 7 de janeiro que instituía o novo plano diretor da cidade. Um trecho dessa lei diz que o município ia "Elaborar política pública para adequação do tráfego de carroças de tração animal em toda a área urbana, nos termos da legislação, oferecendo alternativas viáveis para substituição dos animais pelo carroceiros".