Uma boa alimentação e a qualidade de sono estão diretamente ligadas. Ingerir alimentos em excesso ou na hora inadequada afetam diretamente a forma como você vai dormir. De acordo com o especialista Dr. Matheus Azevedo, a má alimentação é extremamente prejudicial para o sono, também indo muito além, podendo trazer aumento de peso, inflamação no corpo, etc.
“Existem alimentos que devem ser evitados se você possuir problemas para dormir, como café, chocolate, chá mate, chá preto, chá verde, refrigerante, guaraná em pó, bebidas energéticas, pimenta e gengibre”, conta o doutor. Mas Matheus conta que existem alimentos que têm efeito contrário, ou seja, ajudam na qualidade do sono.
“O ideal é preferir uma dieta rica em alimentos de verdade, evitando excesso de açúcar e alimentos industrializados. Alimentos ricos em triptofano favorecem o sono, ele é convertido em melatonina no cérebro, assim como em serotonina, um neurotransmissor que ajuda a promover o sono e o relaxamento”, completa.
Alguns exemplos de alimentos são: salmão, nozes, grão de bico, banana, arroz integral, alho, ameixa seca, kiwi e espinafre. A indicação de Matheus é que a última refeição do dia seja feita de 4 a 2 horas antes de dormir, no máximo.