13/12/2022 às 18h23min - Atualizada em 13/12/2022 às 18h23min

Defesa Civil de Campos registra 45 milímetros de chuva em menos de três horas

Devido aos ventos fortes que chegaram trazendo a chuva houve queda de árvores e equipes da Defesa Civil estão atuando nas ruas e já liberaram ruas obstruídas com galhos

Jornal Aurora
PMCG
Em menos de três horas, o pluviômetro da Defesa Civil Municipal registrou 45mm de chuva, mas, graças à manutenção preventiva que vem sendo feita pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, os bairros onde estão situados os 17 cisternões estão sem alagamentos. A Lagoa de Cima mantém a cota estável de 6,31m, sem novos transtornos no meio rural, e o mesmo ocorre com o Rio Ururaí, que drena água da Lagoa de Cima para a Lagoa Feia.

Devido aos ventos fortes que chegaram trazendo a chuva houve queda de árvores e equipes da Defesa Civil estão atuando nas ruas e já liberaram ruas obstruídas com galhos na Avenida Nilo Peçanha, no Parque Santo Amaro, e no Parque Aurora.

Devido a intensa chuva que caiu com volume acima da média na tarde desta terça-feira (13), várias ruas ficaram alagadas, temporariamente, mas, após a primeira hora da chuva que foi o período de precipitação mais intenso, a maior parte das ruas com alagamentos drenou naturalmente as águas sem a necessidade de motobombas da Defesa Civil ou ações da Secretaria de Obras e Infraestrutura, conforme explicou o Subecretário de Defesa Civil, Edison Pessanha.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral, informa que não houve até às 17h30 nenhuma necessidade de intervenções com caminhões ou máquinas.

“A chuva muito intensa causa breves alagamentos que imediatamente impactam o trânsito, mas na medida que o tempo passa as águas vão drenando. Campos é uma planície e devido as extensões das ruas e, consequentemente das galerias, o declive (nível em queda) das galerias não são muito acentuados e a drenagem é dimensionada para as chuvas com volume médio de água. No caso de chuvas torrenciais, o escoamento ocorre mais lento e acumula por algum tempo até fazer toda a drenagem. Não fosse a falta de consciência de muitas pessoas que descartam lixo nas ruas e resto de materiais de obras nas calçadas, certamente que as galerias teriam maior capacidade de drenagem. Por isso, temos equipes de limpeza atuando permanentemente para evitar maiores transtornos”, pondera o Secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp