09/12/2022 às 08h19min - Atualizada em 10/12/2022 às 00h00min

Gestão Pública: quatro dicas para aprimorar sua cidade

Com a ajuda da tecnologia, uma boa gestão pública interfere diretamente na melhoria da qualidade de vida da cidade

SALA DA NOTÍCIA Aryani Andrade | Estrutura de Comunicação
www.ipminas.com.br

A gestão é uma das atividades de maior importância dentro da administração pública. Entre as práticas mais importantes está melhorar o atendimento na Iluminação Pública em contato com a população. Isso porque, uma boa gestão de Iluminação Pública interfere diretamente na melhoria da qualidade de vida da cidade.

É essencial que a gestão de Iluminação Pública invista na modernização dos pontos de iluminação, como também, num sistema de monitoramento que gerencie e possibilite o acompanhamento do desempenho em tempo real, gerando economia de energia e recursos, identificação e correção dos defeitos de funcionamento, otimização do trabalho da equipe e consequentemente do serviço prestado a cidade e a população.

Separamos quatro dicas para aprimorar a gestão pública da sua cidade, veja só!

 

Utilize a tecnologia a favor

Existem softwares que permitem o acompanhamento de todo o processo de gestão de Iluminação Pública, desde o planejamento, fluxo de atendimento, envio de equipe externa até os momentos finais de uma obra de reparo. Essa unificação das atividades evita que qualquer passo fique de fora, gerando mais satisfação da população e redução de custos. 

 

Por fim, alguns softwares de gestão direcionados para a Iluminação Pública oferecem a possibilidade de a população utilizar um aplicativo para abrir chamados, diretamente de seus smartphones e dispositivos móveis. Esse sistema é integrado ao software de gestão, que centraliza as solicitações e dá continuidade ao processo, também feito de forma digital, enviando as ordens de serviço para a equipe de campo de forma integrada.

Ofereça mais canais de comunicação com a população

Além de disponibilizar os telefones dos tradicionais setores municipais para o cidadão, vale a pena abrir novos canais de comunicação. Muitas pessoas se sentem estimuladas e têm facilidade de contatar a Prefeitura por outros meios, como pela internet. No contexto do serviço de gestão de Iluminação Pública, pode-se abrir um espaço de atendimento à população por e-mail ou website. Desta maneira, as pessoas poderão enviar solicitações ou se relacionem de alguma forma com os responsáveis.

Conte com fornecedores de qualidade

É indicado o responsável pela gestão de Iluminação Pública contrate fornecedores de qualidade para realizar o atendimento da população, bem como a resolução e o controle dos chamados e a manutenção do parque. O indicado é buscar empresas especializadas no segmento, que unem tecnologia e conhecimento prático para oferecer soluções de serviço completas e eficientes. Dessa forma, é possível melhorar não apenas o atendimento, como toda a gestão de Iluminação Pública e seus desafios no mercado.

Invista em soluções de monitoramento da Iluminação Pública

O monitoramento do funcionamento do parque de Iluminação Pública é outra prática que pode melhorar o atendimento para a população. Isso acontece porque, ao monitorar, é possível identificar problemas de forma automatizada, tirando essa responsabilidade das mãos da população. Para isso, a gestão pode empregar sensores nos pontos de luz que são configurados para notificar problemas em seu funcionamento. Além disso, mecanismos inteligentes podem ser instalados pela cidade para que os cidadãos notifiquem um problema visível, como botões ou os próprios aplicativos.

Ribeirão das Neves é destaque no assunto

Em Ribeirão das Neves é possível identificar todos esses pontos acima mencionados na gestão da Iluminação Pública. Isso porque, o Consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, atua desde dezembro de 2019 na cidade.

 

Com a troca de luminárias para a tecnologia LED, além de gerar mais segurança, economia e beleza para a cidade mineira, a IP Minas realiza a reciclagem das antigas luminárias de alumínio. Junto à Prefeitura, foi firmada uma parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coomarrin) e, assim, beneficiar famílias que têm na reciclagem sua única fonte de renda. 

 

Quanto aos canais de comunicação com a população, o Consórcio disponibiliza três opções que podem ser conferidas aqui. Embora indispensáveis, os canais de atendimento da IP Minas são apenas uma das estratégias para detecção de falhas no sistema de Iluminação Pública. O Consórcio monitora as condições das luminárias do parque de Ribeirão das Neves por rondas diárias e pelo controle a distância via telegestão. Nas rondas diárias, as equipes circulam pelas ruas da cidade em visitas pré-programadas, garantindo assim a agilidade operacional. Com as rondas, é possível descobrir se existem lâmpadas queimadas, assim como acesas ou apagadas em horários indevidos antes mesmo dos moradores perceberem o problema. E mais, as equipes das rondas podem atuar de forma preventiva, verificando as condições das luminárias, antes de surgirem os defeitos. 

 

Para garantir uma boa gestão de Iluminação Pública, é necessário que os gestores sempre busquem novas formas de melhorar os processos investindo em um sistema de atendimento integrado e eficiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90