09/12/2022 às 09h54min - Atualizada em 10/12/2022 às 00h00min

Banho Solidário Sampa levará almoço de Natal, consultas médicas, cabeleireiros, cuidados com os pets e assessoria jurídica para pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo em dezembro

Ong amplia atendimentos em dezembro, com parcerias de entidades que também dão suporte às pessoas que estão vivendo na rua

SALA DA NOTÍCIA Uapê Comunicação

A ação social Banho Solidário Sampa, que leva dignidade a pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo, realizará quatro ações em dezembro, sendo três comemorativas de Natal, nos dias 11, 18 e 23. No dia 4 de dezembro, por sua vez, o tema da ação social será a Copa do Mundo.

No dia 4 de dezembro, o Banho Solidário Sampa ocorrerá no Pateo do Collegio, no Centro de São Paulo. A equipe de voluntários decorará a Praça de Banho com o tema Copa do Mundo e realizará com os participantes gincanas sobre futebol, distribuindo prêmios. Além da possibilidade de as pessoas em situação de rua tomarem banho e receberem roupas limpas, corte de cabelos e barbas e lanche (que são serviços presentes em todas as ações Banho Solidário Sampa), a ong Médicos do Mundo estará presente, atendendo quem precisa de uma consulta médica. Também haverá assessoria jurídica no local, realizada pela WK Assessoria Jurídica, voluntariamente. A ação acontece das 10h às 14h.

No dia 11 de dezembro, a ação acontecerá no túnel que liga a Avenida Paulista com a Avenida Doutor Arnaldo. Por lá, além da tradicional oferta dos serviços oferecidos para as pessoas em situação de rua promovidos pela ong Banho Solidário Sampa, um almoço será preparado pelo Buffet Marcelo Gussoni, que montará uma cozinha industrial e servirá os pratos em mesas organizadas pelos voluntários. O grupo montou um kit completo de higiene, que será entregue em uma bolsa aos atendidos. Os Trovadores Urbanos também participam da ação, levando papais nóeis cantantes para alegrar o dia. A ação acontece das 10h às 14h.

No dia 18 de dezembro, será a vez de a Banho Solidário Sampa montar sua Praça de Banho na Praça da República, com todos os seus serviços costumeiramente oferecidos. Nesta ação, a atenção especial se dará aos pets, com a ong Moradores de Rua e seus Cães, que fará um atendimento todo especial aos melhores amigos das pessoas em situação de rua. A ação também acontecerá das 10h às 14h.

E, para fechar o ano, no dia 23 de dezembro, o Banho Solidário Sampa se une à ong SP Invisível, que convidou o grupo para participar de uma ação no Vale do Anhangabaú. Além dos serviços tradicionais da Banho Solidário Sampa, os participantes poderão aproveitar um almoço que simbolizará a ceia de Natal, com pratos típicos da data. A ação também acontecerá das 10h às 14h.

 Detalhes das ações da ong Banho Solidário Sampa

A intenção de cada ação Banho Solidário Sampa é que 300 pessoas sejam beneficiadas com 50 banhos quentes, cortes de cabelos e barbas e kits de lanches e higiene pessoal, além de roupas e calçados doados. Esses são os serviços que a ong oferece aos atendidos em todas as suas ações.

A cada ação social, a Banho Solidário Sampa também convida ongs parceiras para participarem, oferecendo apoio jurídico, atendimento médico, serviços estéticos, alimentação diferenciada e tudo o mais que possa tornar a vida das pessoas em situação de rua menos sofrida.

A ação social Banho Solidário conta com apoio logístico do CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e patrocínio de empresas como Casa Vitoriana, Dr. Shape Franchising, Instituto Ana Hickmann e Lorenzetti, além do apoio da Equipe Seguros, CatXpress e Buffet Marcelo Gussoni. 

 Novidades para 2023

A ação social Banho Solidário Sampa pretende ampliar sua atuação em 2023.

Para se ter ideia, atualmente, são oferecidos cerca de 40 banhos por ação social, já que o trailer comporta dois boxes de banho e 500l de água. “Nossa ideia é a de trocar a pick-up por um caminhão Vuc com baú, que comportará cinco boxes, sendo quatro deles para banho humano e um para banho pet. Assim, conseguiremos oferecer o dobro do atendimento humano, ou seja, 80 banhos por ação, e ainda contemplaremos os melhores amigos das pessoas em situação de rua, que são seus animais de estimação”, estima Paulo César Fernandes, presidente da ong Banho Solidário Sampa.

Também faz parte dos planos da Banho Solidário Sampa oferecer formação profissional para pessoas em situação de rua. “Formamos quatro barbeiros em 2021, tornando-os aptos a ingressar no mercado de trabalho. Em 2023, queremos ampliar esse projeto, para qualificar mais pessoas”, diz Fernandes.

O voluntário comenta que, até 31 de outubro de 2022, a Banho Solidário Sampa já somou 67 ações sociais, oferecendo 2.198 banhos, 2.310 cortes de cabelos, 22.127 doações de roupas e calçados e 17.460 kits de lanches, além de kits de higiene. “Com a mudança da estrutura para um caminhão, alcançaremos 4.160 banhos por ano, levando dignidade a muito mais pessoas em situação de rua e, mais do que nunca, faremos valer o nosso lema: ‘não é sobre limpar o corpo, é sobre lavar a alma’”, finaliza Paulo César Fernandes.

 Sobre o Banho Solidário Sampa

 A ação social Banho Solidário Sampa nasceu da união de nove amigos, que se conheceram em outros trabalhos voluntários. Oferece banho, cortes de barba e cabelo, roupas e calçados (que os atendidos mesmos escolhem, em araras disponíveis), kits de higiene pessoal, lanche (composto por sanduíche, ovo cozido, leite com chocolate, bolo, fruta, café), livraria solidária, atendimento médico e cuidados para os pets. A ação Banho Solidário Sampa faz parcerias com outras entidades para, cada vez mais, ampliar os serviços prestados à população necessitada, unindo forças.

São realizadas duas ações sociais por mês, em regiões de grande concentração populacional, com a finalidade de atrair quem realmente precisa de ajuda.

A ação visa ao atendimento humanizado, com carinho e respeito às pessoas em situação de rua, que são acolhidas e tratadas com toda a dignidade que merecem.

O Banho Solidário Sampa conta com apoio logístico do CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e patrocínio de empresas como Casa Vitoriana, Dr. Shape Franchising, Instituto Ana Hickmann e Lorenzetti, além do apoio da Equipe Seguros, CatXpress e Buffet Marcelo Gussoni. A Uapê Comunicação é a assessoria de imprensa voluntária do Banho Solidário Sampa.

 

Para fazer parte, entre em contato:

Instagram: @banhosolidariosampa

Site: www.banhosolidario.org.br

Facebook: banhosolidariosampa

Whatsapp: (11) 99812-7313

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp