08/12/2022 às 15h49min - Atualizada em 09/12/2022 às 00h00min

Por que alguns atletas estão jogando de máscara na Copa do Mundo? Especialista explica!

O acessório inusitado no futebol levantou várias dúvidas nas redes sociais; o cirurgião bucomaxilofacial esclarece o motivo do uso.

SALA DA NOTÍCIA Railson Lima (Cient* Comunicação)
Chamou atenção o acessório usado pelo jogador da Coreia do Sul, Son Heung-min – (Foto: Reuters/Suhaib Salem)

Durante os jogos da Copa do Mundo no Catar um dos assuntos que tem repercutido nas redes sociais são os jogadores utilizando uma máscara preta cobrindo a região dos olhos, nariz e parte das bochechas. No jogo do Brasil contra a Coreia do Sul, na última segunda-feira (5), chamou atenção o acessório usado pelo jogador Son Heung-min. O cirurgião bucomaxilofacial, Rafael Evaristo (CRO 12231 SC) explica para que serve o item usado nas partidas. 

“A máscara utilizada pelo ponta esquerda da Coreia do Sul e por outros jogadores na Copa têm a função de proteger áreas sensíveis lesionadas e garantir a regeneração do osso fraturado. Em geral, leva de três a seis meses a cicatrização óssea”, esclarece Rafael Evaristo, profissional com mais de 2 mil cirurgias faciais realizadas. 

Durante uma partida da Champions League em novembro, Son Heung-min sofreu múltiplas fraturas na face. O ombro de um jogador atingiu o rosto do sul-coreano na região do olho esquerdo. Após ser substituído, ele precisou realizar um procedimento cirúrgico. Son se  recuperou antes do campeonato mundial, mas a máscara ajuda a proteger para evitar agravamento da lesão. 

O acessório que causou polêmica nas redes sociais é produzido com alta tecnologia sob medida para cada caso. De acordo com o cirurgião Rafael Evaristo, utilizando uma impressora 3D, material emborrachado, fibra de carbono e resina, o equipamento de proteção é desenvolvido para moldar o rosto e proporcionar conforto.

“O formato do item depende do local da face a ser protegido e é feito com o que há de mais moderno na cirurgia maxilo facial, para garantir a segurança e não prejudicar o rendimento do atleta em campo”, explica.

Outro jogador que também sofreu lesão no rosto antes do mundial e tem competido de máscara é o zagueiro croata, Joško Gvardiol. A seleção da Croácia que garantiu a classificação, na sexta-feira (9), irá enfrentar o Brasil pelas quartas de final da competição. 


Fraturas faciais são comuns dentro e fora de campo

Ainda durante a Copa do Mundo, na primeira rodada da fase de grupos, o lateral da Arábia Saudita, Yasser Al-Shahrani, lesionou o rosto perto do fim da vitória sobre a seleção da Argentina. Após colisão com o goleiro do próprio time, o jogador fraturou a mandíbula e os ossos do lado esquerdo da face, além de uma hemorragia interna. Yasser precisou ser tratado por um especialista em traumatismo facial: o cirurgião bucomaxilofacial. 

Especialista em cirurgia facial já realizou mais de 2 mil procedimentos – ( Foto: divulgação)

Especialista em cirurgia facial já realizou mais de 2 mil procedimentos – ( Foto: divulgação)

Esse profissional da odontologia é especializado no tratamento de traumas, deformidades faciais, patologias na cavidade oral e a realização de procedimentos cirúrgicos no rosto. “Seu conhecimento teórico e prático obtido da anatomia da região da face e do pescoço o torna apto para realizar cirurgias de baixa ou alta complexidade”, assegura Rafael Evaristo, profissional com mais de 15 anos de estudos na área e membro do Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF). 
Estima-se que 30 mil pessoas por ano sofram de algum trauma facial no Brasil. E que seja a terceira causa de mortes no país e uma das principais situações que necessitam de atendimento nos serviços de urgência, de acordo com dados do CTBMF. E são diversas causas, entre as principais estão a violência física,  acidentes de trânsito, domésticos, esportivos e  até quedas da própria altura.
São mais de 10 milhões de brasileiros que necessitam realizar procedimentos de correção no rosto, com base em pesquisas de institutos e na literatura da área. Estudos também revelam que 7% da população possui defeitos congênitos da face e que precisam de alguma intervenção cirúrgica para melhoria na qualidade de vida e autoestima. E uma parcela significativa desconhece qual profissional recorrer para realização de procedimentos de estética facial, podendo gerar mais complicações quando realizados por pessoas sem a capacitação adequada. 
Em breve, será inaugurado na cidade de Blumenau - SC o Instituto Brasileiro de Cirurgia da Face (IBCF). O centro de saúde, dedicado a cirurgias estéticas na face, foi idealizado pelo cirurgião bucomaxilofacial Rafael Evaristo. O projeto inovador traz o que há de mais moderno na área e um corpo clínico de profissionais com ampla experiência em tratamentos cirúrgicos de emagrecimento e rejuvenescimento facial. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp