A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) registrou mais um óbito por febre maculosa no município. As vítimas foram uma criança de 10 anos, residente em Três Vendas, e dois adultos com idade entre 56 e 70 anos, residentes nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jockey, respectivamente. Já a quarta morte, uma criança de 7 anos, ocorreu em Coqueiro de Tocos, também na Baixada Campista, e foi registrada em 29 de outubro, com confirmação laboratorial em 24 de novembro.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem realizando um trabalho de intensificação das ações de prevenção e controle da febre maculosa no município.
A ação educativa prevista para esta quinta-feira (8), no bairro Novo Jockey, foi adiada para a próxima semana. A nova data será divulgada em breve. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mudança justifica-se pela previsão de mau tempo para a região, com chuvas intensas, o que impossibilita o deslocamento das equipes da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, nos locais estratégicos da ação junto aos moradores.
O subsecretário da Subpav, Rodrigo Carneiro, explicou que a estratégia vai acontecer nos locais onde há confirmação de infecção pela doença, que tem como vetor o carrapato da espécie Amblyomma cajennense ou sculptum, popularmente conhecido como “carrapato-estrela”. A primeira ação ocorreu em 23 de novembro na localidade de Três Vendas e além do Novo Jockey, se estenderá à Baixada Campista, onde também foram registrados óbitos em decorrência da febre maculosa.