06/12/2022 às 17h20min - Atualizada em 06/12/2022 às 17h20min

Atletas do Paraesporte integram delegação da APAE do Rio de Janeiro na 23° edição das Olimpíadas Especiais

O evento começou oficialmente nesta terça-feira (5) em Aracaju, reunindo atletas de vários Estados

Jornal Aurora - Redação
Promover a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência é um dos grandes desafios da 23° edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, que foi aberta nesta segunda-feira (5) no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. O evento é organizado pela APAE Brasil em parceria com as Federações estaduais e acontece de três em três anos. 

A delegação do Rio de Janeiro conta com vários atletas do Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas com Deficiência, que foi criado há 12 anos pelo campeão do mundo de natação Raphael Thuin.

O evento que efetivamente começa hoje com partidas de futsal, futebol society, basquete, natação, handebol, tênis de mesa, bocha, atletismo, capoeira e ginástica. As provas acontecerão até dia 10, em três locais diferentes. O evento deve reunir cerca de 1.600 pessoas, entre atletas com deficiência física, intelectual e ou múltipla assistidos pela rede Apaes, além de técnicos e comissão esportiva.

Para o coordenador do Paraesporte e diretor esportivo estadual da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, Fábio Coboski, o objetivo do evento é promover a inclusão dos atletas, desenvolvendo  a autonomia das crianças e principalmente mostrando que eles podem competir  como qualquer outro atleta. " Temos aqui na nossa delegação da APAE Rio de Janeiro cerca de 70 atletas, com vários do  Paraesporte e muitos nunca tinham ficado tanto tempo longe da família. E esses eventos são importantes para o crescimento de cada um deles", completou Fábio.     

Origem - A Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) ,  iniciou em 1973 as Olimpíadas Especiais das Apaes, realizando a primeira edição na cidade do Rio de Janeiro. O principal desafio é  estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp