05/12/2022 às 10h42min - Atualizada em 05/12/2022 às 10h42min

Campos realiza mais uma captação de órgãos e beneficia cinco pessoas que aguardavam pelo transplante

O procedimento é o décimo terceiro feito somente neste ano no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde está sediado o NF-Transplantes

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Foi realizada neste domingo (04), no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, a décima terceira captação de órgãos deste ano. Durante o procedimento, feito pela equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ), foram captadas as córneas, rins e fígado de uma mulher de 42 anos, residente no Parque Imperial.

A equipe do PET-RJ foi acionada pela Comissão IntraHospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT/NF-Transplantes), Programa Especial da Secretaria Municipal de Saúde, que tem sede no HFM. O NF Transplante é vinculado à Central Estadual de Transplantes (CET) e à Organização de Procura de Órgãos (OPO), sediada em Itaperuna.

A vítima sofreu um AVE hemorrágico. Quando informados sobre a possibilidade da doação de órgãos, o esposo, o filho mais velho e os irmãos, autorizaram o ato, que vai beneficiar cinco pessoas que aguardavam pelo transplante.

De acordo com o psicólogo do NF Transplantes, Luiz Cosmelli, as 13 captações realizadas até o dia 04 de dezembro deste ano no município resultaram em 12 córneas, 12 fígados, oito rins, duas peles, dois tendões e dois ossos.

"Mais uma vez, a equipe do NF-Transplantes agradece à família pela decisão soberana e generosa, assim como as equipes técnicas e administrativas do HFM, CET e OPO, parceiros de excelência para o êxito do trabalho que tem por objetivo salvar vidas.", disse Cosmelli.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp