30/11/2022 às 09h50min - Atualizada em 30/11/2022 às 09h50min

Secretarias operacionais traçam ações para minimizar impactos de chuvas em Campos

Mapeamento com locais que alagam, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, limpeza de canais e descarte irregular de lixo estiveram na pauta da reunião

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Gestores de secretarias operacionais do município se reuniram na manhã desta terça-feira (29), a fim de promover um trabalho em conjunto para minimizar os impactos das chuvas que caem no município. Um mapeamento realizado pela Secretaria de Defesa Civil listou os locais que comumente alagam  e precisam de intervenções. Os entupimentos de bueiros e bocas de lobo, onde, de acordo com a pasta, ocorrem em sua maioria, devido ao lixo descartado de forma irregular, foi um dos temas abordados.

A ação conjunta conta com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil, Empresa Municipal de Habitação (EMHAB), Secretaria de Serviços Públicos e Subsecretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins.

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, lembra que o período de chuva mais intenso, comum na região, é entre dezembro e março. “Desde o ano passado, as secretarias, cada qual em sua área, vem realizando ações preventivas, seja por meio da limpeza de canais e valas, seja por meio de limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo e, ainda, na área rural, com limpeza de fossas”.

As ações em conjunto visam a diminuir o impacto de alagamentos, no entanto, Pascoutto lembra que há necessidade da colaboração da população. “Há uma quantidade de material, de lixo jogado na rua de forma discriminada, estamos verificando ainda o furto de tampões de bueiros. Com as chuvas fortes, é comum que aconteça um carregamento rápido, em que a água leva o lixo para as valas, entupindo as mesmas, prejudicando, assim, o escoamento”, diz o secretário.
Foto: Simone Ferreira / Divulgação

A subsecretária de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Simone Muniz, relata que além da limpeza rotineira das ruas, a pasta tem intensificado a atuação nos bueiros e bocas de lobo a fim de evitar o entupimento dos mesmos. “Nos últimos meses, essa ação tem acontecido em cerca de 600 pontos por mês. Durante a ação, os trabalhadores encontraram muitas sacolas plásticas, copos plásticos e até um tronco de madeira. Pedimos o apoio da população para evitar o descarte de lixo nas ruas, já que esses materiais podem obstruir a entrada de água nas galerias, agravando os alagamentos em dias de chuva torrencial”.
Foto: Simone Ferreira / Divulgação

Bocas de lobo, bueiros e rede de água pluvial também são alvos da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realiza a desobstrução. Nas últimas semanas, foram realizadas limpeza na Rua Nazário Pereira Gomes e no Fundão em Guarus, na Avenida Pelinca, Rua Ipiranga, Parque Aurora, IPS, entre outras, onde a quantidade de lixo encontrado é grande.

Canais - A Defesa Civil mantém o trabalho de limpeza de vala de drenagem na área urbana a exemplo do Parque Imperial, Novo Jockey, Vila Menezes, Tapera, Custodópolis, Parques Rio Branco e Santa Clara. Um serviço de remoção de vegetação foi iniciado na Lagoa do Vigário, junto à na avenida José Carlos Pereira Pinto, com objetivo de dar vazão à saída da água para a Lagoa do Parque Prazeres e, de lá, para o canal do Vigário.

Em parceria com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), uma máquina Long Reach continua fazendo a limpeza de canais que drenam as águas da área urbana. O trabalho está sendo realizado em canais como o de Tócos, Cambaíba, Coqueiros e Santo Antônio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp