29/11/2022 às 10h47min - Atualizada em 29/11/2022 às 10h47min

Ação de encerramento da campanha Novembro Azul transferida para o dia 07

Para o evento é importante que os homens façam o preparo três dias antes da realização da coleta do PSA

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Em virtude da previsão de chuvas, o evento de promoção da saúde, que encerra a campanha Novembro Azul e aconteceria nesta quarta-feira (30), no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi transferido para o próximo dia 07 (quarta-feira da semana que vem). A ação acontecerá das 9h às 14h e tem como principal objetivo oferecer esses serviços aos homens, acima de 45 anos, como a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue importante na detecção precoce do câncer de próstata.

Lembrando que, para o evento é extremamente importante que os homens façam o preparo três dias antes da realização da coleta, como não ter mantido relações sexuais; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não); não ter andado de motocicleta, entre outros requisitos.

Além da coleta de PSA, no dia do evento também serão disponibilizados serviços odontológicos; vacinação; aferição de pressão arterial e glicemia, exames laboratoriais para check up e informações de doenças mais prevalentes nos homens, como hipertensão e diabetes.

“A ideia é promover uma grande ação para tentar rastrear o maior número de homens que possam estar com câncer de próstata. Essa será a oportunidade de estar com esse público, que tanta dificuldade em procurar o serviço de saúde para realização de exames importantes, como o PSA”, disse a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo.

Bruna informou que, além dos serviços, o paciente já sairá com os encaminhamentos necessários para o urologista. “Câncer de próstata, assim como os outros, quando detectado precocemente e tratado, tem grande chance de cura, com tratamentos menos invasivos, quando descoberto no estágio inicial. Nesse sentido, a gente convida os homens do nosso município para que venham a essa grande ação de saúde e que possam procurar nossos serviços e fazer os exames necessários”.

NOVEMBRO AZUL – Desde o início do mês, estão sendo oferecidos 1000 PSA, com pré agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou através do Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para isso, o paciente precisa agendar o seu exame, em um dos seis laboratórios contratualizados pelo município: Plínio Bacelar; Hemoclin; Pedra Verde; Argeu; Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Labmed, realizar o preparo conforme orientado e na data e horário agendado, comparecer ao local indicado para realização do procedimento. Caso a pessoa não tenha realizado o preparo, será programada a sua coleta.
Após a realização do exame, com o resultado em mãos, o paciente retorna ao Núcleo para agendar sua consulta com o urologista.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do carcinoma de pele não melanoma). O PSA é o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar a neoplasia, antes mesmo dos sintomas. Também é feito em pacientes que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

PREPARO PARA O EXAME – Para realizar a dosagem, o paciente precisa atender às seguintes condições: não ter mantido relações sexuais nas últimas 48 horas antes da coleta; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias; não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias; não ter praticado equitação (andar a cavalo) nos últimos dois dias; após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 4 dias para a coleta de amostra; após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta de amostra; após ultrassom transretal, aguardar 7 dias para a coleta de amostra; após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, aguardar 15 dias para a coleta de amostra; após a realização de estudo urodinâmico, aguardar 21 dias para a coleta de amostra; após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta de amostra.

Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo, com exceção do jejum de três horas. O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina, deve ser suspenso 3 dias antes da coleta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp