23/11/2022 às 15h43min - Atualizada em 24/11/2022 às 00h00min

O período de plantio do milho já começou, você está preparado para iniciar o processo de ensilagem em sua propriedade?

Sem tratamento antifúngico adequado, pecuarista pode perder até um terço da silagem

SALA DA NOTÍCIA Raphaela Candido
“Os cuidados com a produção de silagem começam desde a opção da semente para o plantio de milho e o dimensionamento do silo até a escolha da lona para vedar o material ensilado e proteger a área das condições climáticas”, aconselha Gabriela Kimerling, Coordenadora de Negócios Feed Additives da Trouw Nutrition. Ela alerta que “É preciso monitorar as condições de umidade, calor e pH que tornam o ambiente favorável à proliferação de bactérias desejáveis no processo de ensilagem, assim como a proliferação de fungos indesejáveis, esses sim responsáveis pelos prejuízos, por isso a importância de escolher um antifúngico de qualidade para a conservação da silagem”.
 
A perda de qualidade da silagem deve-se à ação dos micro-organismos que se alimentam da matriz nutricional dos grãos, nos quais se concentram os nutrientes. A silagem oferece excelente qualidade nutricional e bom custo-benefício. Porém, é preciso cuidado com o seu manejo, quando a parte superficial estocada passa a apresentar coloração escura, a contaminação já começou.
 
Fernanda Andrade, Gerente do Programa Feed Safety da Trouw Nutrition, destaca que “Quando parte da silagem estocada perde qualidade pela ação de fungos, entre eles estão os gêneros Penicillium e Fusarium, é natural que os produtores descartem o material afetado, o que pode chegar a um terço da capacidade total, ou seja, a cada três carretas de silagem, uma acaba não sendo utilizada. São investimentos jogados fora”.
 
Além disso, os micro-organismos afetam a qualidade nutricional da silagem, com impacto direto no desenvolvimento dos bovinos. A especialista, Fernanda Andrade, informa que há mais de 80 espécies de fungos em silagens de milho e gramíneas, o que torna a aplicação de antifúngicos a solução preventiva ideal para combater sua proliferação – inclusive porque esse problema também pode levar a quadros graves de contaminação por toxinas.
 
“A Trouw Nutrition oferece Fylax® Forte Liquid, potente antifúngico, que atua não apenas no controle do mofo, mas também possui ação na vida útil das silagens de planta inteira e grão úmido. A utilização de antifúngicos é parte da estratégia, porque age diretamente no fungo, causando sua morte e impedindo sua proliferação, garantindo o eficiente processo de ensilagem”, reforça Gabriela Kimerling.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90