08/11/2022 às 14h32min - Atualizada em 08/11/2022 às 14h32min

Atletas do Paraesporte conquistam 22 medalhas no Campeonato Brasileiro das Olimpíadas Especiais Brasil

As provas aconteceram neste final de semana, em Jundiaí/ SP

Jornal Aurora - Redação
Durante três dias cerca de 500 atletas de vários estados participaram do Campeonato Brasileiro das Olimpíadas Especiais Brasil. A solenidade aconteceu na última sexta feira(3) reunindo organizadores e membros das delegações. Cerca de 80 atletas do Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas pessoas com deficiência dos núcleos de Campos, Araruama, Rio de Janeiro, São Gonçalo integraram a delegação do Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador do Paraesporte Fábio Coboski a equipe conquistou 22 medalhas, sendo 7 de ouro, 8 de pratas e 7 de bronze. " O mais importante de todo o evento não foi a conquista das medalhas, mas poder promover este momento de inclusão e de desenvolvimento social das crianças. Muitos nunca tinham saído de perto de seus pais ou responsáveis e neste final de semana puderam dar mais um passo para a autonomia deles" destacou o professor Coboski que está no projeto desde que foi criado há 13 anos pelo ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin.

A medalha de ouro ficou para as equipes de vôlei masculino e feminino, para  salto a distância com a atleta Francyelle da Cruz do núcleo de Araruama e Yan Nascimento Lemos , no arremesso de peso, também  da equipe de atletismo de Araruama.

A equipe de  natação também fez bonito. Foram três medalhas de ouro, sendo duas para a campista  Janinne de Souza Gonçalvez, no nado peito e , 25 m livre e Igor Gonçalves de Lima, no núcleo Rio de Janeiro , nos 50 m costa. O carioca também levou pra nós 25 m livre e Thiago Mereces, do núcleo de Cabo Frio ficou com a medalha de prata no nado costa. Já Giselle Carvalho da Silva, do núcleo de Cabo Frio,  ficou em quarto lugar no 25 m costa.

Já os atletas  Yasmim Vitória, do Núcleo Campos ficou com a medalha de prata no atletismo, na corrida de 100 m. Andrezza Silva de Oliveira, do núcleo de São Gonçalo, conquistou duas medalhas de prata na corrida de 100 m e no arremesso de peso. Já o campista Raphael dos Santos Penafiel, também subiu ao pódio para rebecer a medalha de prata na bocha simples e as equipes d vôlei masculino de Araruama e a equipe femina de Campos também conquistaram a medalha de prata.

Os atletas do Paraesporte continuam brilhando. Francyelle da Cruz Souza , do núcleo de Araruama ficou em 3° lugar na corrida de 200 m, Yan Nascimento Lemos, levou bronze no salto de distância, na bocha unificada as duplas do núcleo Campos, Marcela Schuts e Blenda Gomes Pereira e no masculino Bráulio Melo e Raphael Penafiel também subiram ao pódio para receberem a medalha de bronze, já Gabriel Martins Bernardino, levou bronze na prova de bocha simples e o vôlei masculino de Campos e as meninas do vôlei de Araruama ficaram com o terceiro lugar.

O idealizador do Paraesporte, Raphael Thuin, falou do excelente resultado que os atletas conquistaram. " Não podemos esquecer que foi um ano difícil e de muita doação de nossos professores e  da equipe de apoio que não abandonaram as nossas crianças,  mesmo com o  corte de recursos, continuaram trabalhando em prol destas crianças que  tanto precisam de  nós. Também, agradeço o acolhimento do reitor da Uenf, professor Raul Palácio que abraçou a causa, cedendo o espaço para treinamento e tornou-se um grande parceiro. Então, o resultado foi excelente e mostramos mais uma vez que o esporte pode mudar a vida não só das nossas crianças, como também dos familiares" concluiu Thuin.

O Paraesporte foi representado por atletas das modalidades de vôlei de praia, atletismo, natação e bocha dos núcleos de Campos/ Uenf, Cabo Frio, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Araruama, São Gonçalo e Rio de Janeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp