05/11/2022 às 09h26min - Atualizada em 05/11/2022 às 09h26min

Campos: Programa Estadual de Transplante realiza nova captação de órgãos e beneficia três pacientes

Só este ano de 2022 foram oito captações que resultaram na doação de oito córneas, sete fígados, quatro rins, pele, tendões e ossos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Nesta sexta-feira (04) a equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) e o NF-Transplantes realizaram uma nova captação de órgãos em Campos. Apesar da dor da perda, a esposa e o irmão autorizaram a retirada do fígado, córneas, tendões, tecido e ossos do paciente de 40 anos, morador do bairro Goytacazes. Ele foi vítima de Acidente Vascular Encefálico (AVE). O procedimento foi realizado no Hospital Ferreira Machado (HFM).

“Hoje nós conseguimos mais uma autorização para captação de órgãos, a família na sua generosidade, solidária com quem está precisando, deixou claro que queria salvar mais vidas. Essa captação vai ajudar muitas pessoas, só o fígado e as córneas vão contemplar 3 pessoas, já os outros órgãos vão ajudar as pessoas que estão na fila de espera. Esses órgãos são captados pela equipe da Central Estadual de Transplantes que vem do Rio de Janeiro, fazem a retirada aqui no HFM e depois esses órgãos são levados para a capital e vão obedecer a fila pública, uma fila fiscalizada pelo Ministério Público, onde será verificado a compatibilidade e questões técnicas para saber quem está mais apto a receber esses órgãos”, explica o psicólogo Luis Cosmelli, integrante da equipe do NF-Transplantes.

Cosmelli também agradeceu ao trabalho de todos que contribuem para a disseminação da informação de doação de órgãos. “Esse é um trabalho que ajuda muitas pessoas e nos dá muita satisfação. Aproveito para agradecer todas as equipes do Ferreira Machado, as equipes médicas, técnicas e administrativas e a todos profissionais da mídia, que compartilham informações fundamentais para o êxito do nosso trabalho”, disse.

No último dia 14, a família autorizou a retirada do fígado, os rins e as córneas da paciente A.G.M, de 19 anos, residente no bairro do Turf Clube, que teve morte encefálica. Cinco pacientes que aguardavam na fila de espera estadual foram contemplados.

Só este ano de 2022 foram oito captações que resultaram na doação de oito córneas, sete fígados, quatro rins, pele, tendões e ossos. Para doação, o doador deve autorizar ainda em vida e anunciar a decisão aos seus familiares ou por autorização da própria família.

Doação - Para doação, o paciente deve ter sofrido uma morte encefálica, pois somente assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outras pessoas que estão na lista de espera e são compatíveis. Pessoas vivas também podem ser doadores de órgãos, mas no NF Transplante só são feitas as doações no pós-morte, ou seja, que são concluídas após a morte encefálica do potencial doador.

Na morte encefálica, os órgãos que podem ser doados são: o coração, os dois pulmões, as córneas, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp