03/11/2022 às 12h43min - Atualizada em 04/11/2022 às 00h01min

“Prisão preventiva do Sheik dos Bitcoins inibe que mais pessoas caiam no golpe, mas não ressarce quem já perdeu seus patrimônios com as fraudes ”, alerta Jorge Calazans

A prisão cautelar não representa efeito de um julgamento que possa garantir o ressarcimento das vítimas

SALA DA NOTÍCIA MP News

Nesta quinta, 3 de novembro, Francisley Valdevino de Souza, conhecido como o "Sheik dos Bitcoins", foi preso em Curitiba (PR), em uma operação da Polícia Federal. Francis é suspeito de liderar fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas, fazendo milhares de vítimas no Brasil e no exterior. A prisão é em caráter preventivo, após o suspeito ter descumprido medida cautelar.

Para o advogado Jorge Calazans, sócio do escritório Calazans & Vieira Dias Advogados, que representa parcela dos clientes lesados em nome do Instituto de Proteção e Gestão do Empreendedorismo (IPGE), “em que pese a prisão preventiva de Francisley Valdevino , o Sheik dos Bitcoins diminua nas suas vítimas o sentimento de impunidade, cabe frisar que a medida visa única exclusivamente tutelar o processo, impedindo que o mesmo atrapalhe o seu andamento, já que descumpriu as medidas acordadas”.

Calazans ressalta que a prisão cautelar não representa uma antecipação da pena ou mesmo efeito de um julgamento que possa garantir o ressarcimento das vítimas. “Para análise e comprovação dessa culpabilidade e posterior ressarcimento ainda se faz necessário aguardar a conclusão do devido processo legal”.

Na primeira quinzena de outubro, o advogado que representa um grupo com uma centena de investidores lesados nas fraudes cometidas pelo Sheik dos Bitcoins pediu na Justiça do Paraná o levantamento e acesso a bens apreendidos pela Polícia Federal em imóveis, empresas e até uma aeronave ligados ao suspeito, de modo que os valores desse patrimônio possam ser garantidos para o ressarcimento das vítimas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp