01/11/2022 às 20h00min - Atualizada em 01/11/2022 às 20h00min
“Meia Noite no Museu” nesta terça-feira no Museu Histórico de Campos
Ação terá visitas guiadas "aterrorizantes" ao Solar do Visconde de Araruama, a partir das 20h. Show da Banda Cântarus encerrará programação, à meia-noite do dia 2
Na noite desta terça-feira (01), o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) realizará a partir das 20h, a 3ª edição do “Meia Noite no Museu”, seu evento mais popular. A ação contará com visitas guiadas “aterrorizantes” aos cômodos do Solar do Visconde de Araruama, com interpretações de alunos do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento. O público pode retirar, na recepção do Museu, a pulseira de acesso ao evento, em troca de 1kg de alimento não-perecível. O evento tem a realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
“Será uma noite divertida, na qual o bonito Solar do Visconde de Araruama vai ser palco da viagem pelo mundo dos filmes de terror, muitas vezes ambientados em casarões antigos. Estamos muito felizes com o fato que o “Meia Noite no Museu” está de volta, depois de dois anos, justamente no ano em que celebramos a primeira década do MHGC”, destaca a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
A terceira edição “Meia Noite no Museu” terá visitas guiadas das 20h à meia noite, para grupos de 30 pessoas, por visita, com a pulseira de acesso ao MHCG. Os visitantes – maiores de 16 anos – serão guiados pelos monitores do Museu, através de lanternas e serão surpreendidos pelo aparecimento de vultos históricos campistas, interpretados pelos alunos do Curso Letras em Movimento. O show da Banda Cântarus encerrará programação, à meia-noite desta quarta-feira (2).
“O evento aproxima o público da nossa história regional, através do teatro, música, artes visuais, cinema e outras linguagens. A temática do terror torna-se um ponto atrativo para o público jovem, que, habitualmente, não possui a cultura de visitar um museu. Esperamos pelo público, com muitas surpresas”, convida a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.
Este ano, cenas da história de Campos serão representadas, durante a visita, por meio das performances “O Assassinato de Donana Pimenta” e “A Morte do Barão da Lagoa Dourada”. No térreo do Solar haverá uma programação paralela, com encenação das “Cartas Psicografadas de Nina Arueira”, no pátio. Uma exposição de quadros de Zé do Caixão, nos corredores do Museu, também será apresentada aos visitantes, bem como a exibição de Curtas de Terror e Contação de Lendas Urbanas, no estacionamento do prédio. A caracterização do público ficara a cargo dos alunos de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF).