28/10/2022 às 10h45min - Atualizada em 28/10/2022 às 10h45min

A 2 dias da eleição, Lula e Bolsonaro fazem debate final nesta sexta-feira

Jornal Aurora - Redação
G1
Depois de uma campanha que mobilizou — e polarizou — o país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) chegam a esta antevéspera do segundo turno com um embate decisivo marcado para a noite desta sexta-feira no debate promovido pela TV Globo, com transmissão ao vivo a partir das 21h30. O encontro mediado pelo jornalista William Bonner é visto como a última oportunidade para se criar um fato com potencial de alterar a reta final de uma eleição que, segundo as pesquisas de intenção de voto, pode ser uma das mais apertadas da História recente. Pondo frente a frente propostas distintas para o futuro do país, será um dos atos derradeiros de uma disputa em temperatura elevada, atravessada por fake news e com acusações de mútuas de corrupção.

Conheça os preparativos dos dois para o debate e relembre detalhes importantes sobre o cenário eleitoral no qual ele ocorrerá.

Nas pesquisas, uma disputa acirrada

Os dois presidenciáveis chegam às últimas horas de campanha com pouca diferença entre eles nas principais pesquisas de intenção de voto. Num cenário que se manteve estável durante quase todo o segundo turno, Lula lidera com cinco pontos percentuais de vantagem no Datafolha e sete pontos no Ipec. Na primeira pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, o petista tem 49% dos votos totais, contra 44% de Bolsonaro. Já no Ipec mais recente, divulgado na segunda-feira passada, o ex-presidente tinha 50%, frente a 43% dos atuais chefes do Executivo.

Ambas as pesquisas revelam ampla vantagem do candidato do PT no Nordeste do país, enquanto Bolsonaro tem mais folga na região Sul. Por renda familiar, o petista se sobressai entre os mais pobres e, Bolsonaro, entre os mais ricos. Os estratos religiosos também indicam amplas diferenças em como o Brasil deve votar neste domingo. Os evangélicos tendem majoritariamente para Bolsonaro. Lula aparece na frente entre os católicos.

Táticas para o encontro decisivo

Como já ensaiou em sua agenda na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio nesta quinta-feira, Jair Bolsonaro deve intensificar os ataques aos escândalos de corrupção das gestões petistas e prepara outras estratégias para desestabilizar Lula no debate desta noite na TV Globo. Os estrategistas estão há dias modulando com o presidente o tom que ele adotará, sendo incisivo sem parecer agressivo. Para tentar tirar seu adversário do sério, o chefe do Executivo também deve lançar mão de investidas gestuais, como fez no debate da Band, duas semanas atrás. Para o atual presidente, questões como a pandemia da Covid-19 devem voltar a ser pontos quentes aos quais terá que responder.

Lula, por sua vez, conta com o auxílio da jornalista Olga Curado, preparadora de candidatos famosa ao misturar princípios do aikido (arte marcial japonesa), psicologia Gestalt, budismo e meditação. E tem como um dos focos encontrar respostas adequadas para os questionamentos do rival, sobretudo, sobre corrupção, tema que analistas dizem que ele ainda não conseguiu se sair bem nos debates anteriores.

As duas campanhas tampouco vão descuidar das redes e da campanha de rua. Na web, os petistas contam com nomes como Felipe Neto e André Janones, no embate contra influenciadores digitais como o deputado eleito Nikolas Ferreira no lado bolsonarista.

Desafios de ambos os lados

A algumas horas da definição, ambos ainda tentam garantir os votos que podem ser decisivos numa disputa tão apertada. Um dos principais desafios é mobilizar os eleitores contra a abstenção, que ultrapassou os 20% no primeiro turno. Para estimular as pessoas a votarem, sobretudo quem poderia não ter condições de pagar pela tarifa, as 27 capitais do país estabeleceram o passe livre nos transportes públicos neste domingo. Estados como Rio Grande do Norte e Maranhão também oferecem passagens gratuitas nos transportes intermunicipais. No estado de Minas Gerais, no entanto, a medida não foi tomada, ficando restrita a municípios como Belo Horizonte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp