27/10/2022 às 10h09min - Atualizada em 27/10/2022 às 10h09min

Uenf ganha painel em grafite que celebra centenário de Darcy Ribeiro, idealizador da universidade em Campos

Ilustração, feita pelos alunos Breno Medeiros e Anderson da Silva Santos, também homenageia Oscar Niemeyer e Leonel Brizola, outros dois fundadores da instituição.

Jornal Aurora - Redação
G1
A Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, ganhou um painel em grafite em comemoração ao centenário de Darcy Ribeiro, celebrado nesta quarta-feira (26). O painel também recebeu a pintura de Oscar Niemeyer e Leonel Brizola, reunindo, portanto, o trio fundador da instituição.

O desenho, com 2,6 metros de altura por 22 metros de largura, foi criado pelo ilustrador Breno Medeiros, bolsista do projeto de extensão Rede Social Uenf. Com a ajuda do artista Anderson da Silva Santos, a obra demorou cinco dias para ficar pronta.

“Eu me sinto muito realizado, pois a Uenf é muito especial para mim. Fiz Pré-vest aqui e retornei pra cá como estagiário da Ascom e agora bolsista em design gráfico. Tenho um orgulho muito especial por esse trabalho. Tudo começou com um desenho encomendado para o outdoor dos 100 anos do Darcy, que evoluiu pra esse lindo mural com os grandes Niemeyer, Darcy e Brizola”, disse Breno Medeiros, ressaltando a importância do amigo para finalizar o trabalho.

“Somos colegas da mesma turma do Design Gráfico e, com a ajuda dele, eu consegui pela primeira vez transpor a minha arte para uma escala muito maior do que uma folha de papel ou a tela do celular”, afirmou.

“Estou realizado em fazer parte de um ‘trampo’ desses e poder retratar essas personalidades tão importantes da história aqui na UENF”, declarou Anderson.

Sobre a Uenf
A Uenf foi inaugurada em 1993, mas começou a ser pensada em 1991, quando o então governador Leonel Brizola delegou ao professor, sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação da nova universidade. O projeto de arquitetura ficou a cargo de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp