24/10/2022 às 11h27min - Atualizada em 24/10/2022 às 11h27min

Campos oficializa Programa de Reconstrução Mamária e compra de mamógrafo digital

Anúncios foram feitos durante "A Praça é Rosa Eu cuido da minha saúde, e você?", ação alusiva à campanha Outubro Rosa, realizada pelas Secretárias de Saúde e de Governo, na Praça do Santíssimo Salvador, na manhã deste sábado

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com o objetivo melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres acometidas pelo câncer de mama, o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, oficializou, neste sábado (21), o Programa de Reconstrução Mamária e anunciou a compra de um mamógrafo digital, durante "A Praça é Rosa: Eu cuido da minha saúde, e você?", ação alusiva à campanha Outubro Rosa, realizada pelas Secretárias de Saúde e de Governo, na Praça do Santíssimo Salvador. A cirurgia reconstrutora pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá um investimento de R$ 300 mil por mês, sendo R$ 160 mil de recursos próprios, além de recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Clarissa Garotinho e do Governo do Estado. 

O prefeito ressaltou importância do evento, dizendo que a ação A Praça é Rosa era uma amostra do que a atual gestão vem realizando desde o início do governo. “Hoje é um dia especial para as mulheres da cidade. Eu queria aproveitar para fazer dois anúncios importantes para continuidade desse cuidado, desse atendimento, desse carinho com as mulheres campistas. Ano passado colocamos um mamógrafo no Centro de Referência e Tratamento da Mulher, mas agora nós compramos já está chegando o mamógrafo digital, moderno, de primeira linha para atende a todos que precisam. Outra coisa é que a muito tempo não se tinha acesso à reconstrução da mamária na cidade de Campos e a gente, com muita dedicação, vamos oferecer esses serviços para as mulheres que tiveram câncer de mama”, disse.

De acordo com o prefeito, serão realizadas 24 cirurgias de reconstrução mamária por mês. Os procedimentos serão realizados no Hospital geral Dor. Beda e no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). “Foram colocados recursos da prefeitura, da minha irmã que ainda é deputada federal, Clarissa, e do Governo do Estado, para oferecer a reconstrução da mama para as mulheres. Serão 24 cirurgias por mês, mas não só agora, nossa ideia é que seja contínua e que todas as mulheres que precisarem e tiverem a indicação médica para fazer a reconstrução mamária vão ter esse direito, essa oportunidade, porque isso vai além da saúde. Isso vale a autoestima da mulher, a saúde mental daquela pessoa que foi vitimada pelo câncer”, ressaltou Wladimir. 

O Programa de Reconstrução Mamária abrangerá pacientes que já realizaram a mastectomia e tem condição de realizar a reconstrução e também serão beneficiadas as mulheres que farão a mastectomia. Nesse último caso, a reconstrução será simultânea. 

“Essa é mais uma vitória do nosso governo. Como sempre falo, com a determinação e liderança do nosso prefeito, nós estamos avançando cada vez mais na saúde. Desde o início da gestão encontramos um desafio na área do câncer de mama. Os exames de mamografia estavam represados há mais de três anos, mas em 21 de abril do ano passado, em parceria com os hospitais Beneficência Portuguesa e Santa Casa, conseguimos ofertar esse exame de suma importância para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Hoje a secretaria de Saúde já disponibiliza mais de 1.500 exames por mês, sendo que já conseguimos realizar mais de 18 mil exames desde o início da gestão. Hoje aqui, a secretaria de Saúde vem mais uma vez ratificar o compromisso com nossa população, especialmente com as mulheres”, disse o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, que também representou o secretário Paulo Hirano. 

Presente no evento, a diretora administrativa do Hospital Geral Dr. Beda, Martha Henriques, ressaltou o resgate da saúde que a gestão do prefeito Wladimir Garotinho vem realizando. “As pacientes com câncer de mama já aguardavam por esse serviço há muitos anos, mas, este ano, no governo do Wladimir vamos conseguir atender essa demanda, essa necessidade que é a reconstrução mamária dessas mulheres. O câncer não é só tratar o físico. É o físico e o psicológico. A gente sabe o quanto é importante essa reconstrução. Nós mulheres somos o esteio do nosso lar, da nossa família e realmente há uma acomodação quando a mulher perde a mama para o tratamento. Ela fica curada do seu corpo, mas psicológico tem uma influência muito grande e a gente sabe o quanto é importante para a autoestima essa mulher se apresentar por completa para sua casa, sua família, seu marido, seus filhos. Graças a Deus com o empenho da Secretaria de Saúde e boa vontade do Prefeito houve uma grande mudança na saúde, com a população vendo o resultado e nós da linha de frente sentimos diariamente essa diferença”, disse Martha. 

A primeira cirurgia será realizada no mês de novembro. A paciente que já passou pela mastectomia deverá procurar o Serviço Social da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), onde ela realiza o acompanhamento, para fazer o agendamento da consulta com o oncologista que vai avaliar a possibilidade de reconstrução ou não da mama. 

Em tratamento contra o câncer de mama, Docilene Batista do Nascimento, mais conhecida como Aninha, de 60 anos, foi ao encontro do prefeito Wladimir e retirou a peruca, deixando à mostra a cabeça sem os cabelos, que caíram durante a quimioterapia. “Fiz isso para dar força para outras colegas que têm vergonha de mostrar que estão carecas. O cabelo vai crescer e quero mostrar que não podemos ficar tristes. Isso vai passar e temos que viver, ser alegres. Isso é só uma fase e vamos vencer”, declarou a servidora pública que recebeu diagnóstico do câncer de mama durante a pandemia. 

A PRAÇA É ROSA – O evento em comemoração ao Outubro Rosa ofereceu vários serviços de saúde, como consulta com ginecologistas, mastologistas e oncologistas, além de agendar exames de mamografia, ultrassonografias, ressonâncias das mamas e preventivos. Também teve aferição de pressão arterial, glicemia e orientação sobre o Programa de Planejamento Familiar. 

As participantes também aproveitaram para tomar vacinas contra a Covid-19 e gripe e, para meninas de 9 a 14 anos, a do HPV. Pacientes com indicação para iniciar o tratamento do câncer de mama também foram inscritas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), por meio do Núcleo de Controle e Avaliação. 

O Instituto Sawana para Todos e Mulheres Guerreiras realizaram corte de cabelo que foram doados para confecção de perucas para mulheres em tratamento. Já o fotógrafo e maquiador, Binho Dutra, realizou um workshop de automaquiagem.

Todos esses serviços foram embalados pela participação especial da cantora e embaixadora do Instituto Sawana, Adriele Leal, que dividiu a canção Tá Chorando Por Quê? com o prefeito Wladimir Garotinho, além de muito samba com o grupo Elas Sambam.  

Também marcaram presença no evento a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, a subsecretária de Políticas Públicas às Mulheres, Josiane Murumbi, a secretária de Cultura, Auxiliadora Freitas e o subsecretário de Justiça e Assistência Judiciária, Carlos Fernando Monteiro, representantes do Grupo de Resgate Voluntário (GRV), dentre outros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90