20/10/2022 às 11h55min - Atualizada em 20/10/2022 às 11h55min

Polícia prende 6 em operação contra maior quadrilha de clonagem de veículos roubados do RJ

Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (20) seis pessoas na Operação Klon, contra a maior quadrilha de receptação e clonagem de veículos roubados do RJ.

Jornal Aurora - Redação
G1
Uma das presas é Hortência de Barros Walter, ex-funcionária de uma prestadora de serviço terceirizada do Detran. Segundo as investigações, Hortência desviava espelhos — matrizes de documentos nas quais dados são impressos — do departamento para o bando.

Os criminosos agiam nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Norte e Noroeste fluminenses, além dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis saíram para cumprir, no total, 17 mandados e prisão e 70 de busca e apreensão.

Documentação ‘quente’
A investigação começou em agosto de 2017, com a prisão em flagrante por receptação de Sílvio Ricardo Martins Aguiar, com um Kia Cadenza clonado.

“A gente verificou que o documento que ele estava utilizando era original do Detran, embora fosse um carro clonado”, explicou o delegado Angelo Lages. “Isso chamou muita atenção.”

Quase todos os sinais identificadores do veículo tinham sido adulterados, menos o número do motor — o que permitiu descobrir que o carro era roubado.

“A partir daí, começamos a investigar porque já suspeitávamos que havia alguém de dentro do Detran envolvido com essa organização criminosa. E de fato, nós chegamos a essa funcionária”, emendou Lages.

“Esses carros eram vendidos com essa ‘documentação quente’, que dava todo um ar de legalidade”, frisou.

Com autorização da Justiça, a polícia extraiu dados do celular de Ricardo e, no decorrer das investigações, teve acesso a 13 mil ligações e trocas de mensagens.

Como era o esquema

De acordo com a polícia, havia três formas de receptação:

1.Carros roubados pelo tráfico de drogas, “comprados” por R$ 1 mil, em média;.
2.Veículos alugados de locadoras e não devolvidos;
3.E o “golpe do seguro”, quando o proprietário alegava ter sido furtado, recebia a indenização e repassava o automóvel.

Os clonadores, na sequência, adulteravam a numeração do chassi, do motor e dos vidros e conseguiam, com a funcionária do Detran, os documentos frios, que embasariam a revenda.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp