13/10/2022 às 19h03min - Atualizada em 13/10/2022 às 19h03min
Poliomielite: Saúde busca estratégias com a Câmara para aumentar cobertura vacinal em Campos
O intuito do encontro foi convocar os vereadores para chamar a atenção da população quanto ao vírus da pólio, erradicado há 30 anos no país, mas com grande possibilidade de reintrodução
Visando traçar novas estratégias a fim de aumentar a cobertura vacinal da Poliomielite em Campos, o secretário de Saúde, Paulo Hirano e o subsecretário de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro, se reuniram com alguns vereadores no gabinete do presidente da Casa de Leis, Fábio Ribeiro, na tarde desta quinta-feira (13).
O intuito do encontro foi convocar os vereadores para que, junto à secretaria de Saúde, chame a atenção da população quanto ao vírus da pólio, erradicado do país há quase 30 anos, mas com grande possibilidade de reintrodução, caso as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias não sejam vacinadas.
De acordo com Paulo Hirano, a cobertura acumulada para a doença está em torno de 50%, muito aquém da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, aproximadamente 35 mil crianças.
“Nós queremos que toda sociedade civil organizada se conscientize do risco que o nosso país corre de uma reintrodução do vírus da Poliomielite, pela baixa cobertura vacinal. Então estamos convocando a todos e a Câmara de Vereadores para que levantem essa bandeira na conscientização da nossa sociedade, da importância que tem a imunização e a responsabilidade maior da vacinação, que é dos pais levarem os seus filhos aos postos de vacinação”, clamou o secretário.
O presidente da Câmara falou da importância do encontro e da preocupação, caso o vírus da pólio volte a circular no país. “A Câmara é protagonista de todos os assuntos inerentes do município e ela deve estar presente em tudo aquilo que é importante ao cidadão campista. Então, a gente sabe o quanto é trágico e duro combater essa doença, que causa a paralisia infantil e eu faço um apelo aos pais para que levem os seus filhos para vacinar”.
Rodrigo Carneiro também lamentou a baixa cobertura vacinal no município. “Os pais e responsáveis, infelizmente, não têm levado as crianças para tomarem a vacina e isso trás um risco de retorno de algumas doenças, antes erradicadas, para o nosso município. O que precisamos fazer é aumentar esse quantitativo de crianças vacinadas e estamos formulando estratégias para que possamos cobrir a maior parte da nossa população infantil”.
Também participaram da reunião os vereadores Marcione da Farmácia, Álvaro Oliveira, Juninho Virgílio e Maycon Cruz.