10/10/2022 às 09h24min - Atualizada em 11/10/2022 às 00h00min
Organização da proteção animal busca diálogo com parlamentares
SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
A relação das pessoas com os animais têm impactos sociais e na saúde coletiva que devem ser considerados pelos agentes políticos. A proteção dos animais como um movimento político e social tem demandas urgentes que requerem atuação efetiva dos parlamentares, exigindo ações legislativas ampliadas para a proteção de diferentes grupos de animais. Por isso, o Fórum Animal vem propondo diálogo e o aprimoramento dos parlamentares para que ampliem sua atuação legislativa para grupos de animais ainda pouco considerados, como os explorados para consumo.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal), por meio da sua Frente Legal Animalista, em sua iniciativa pioneira enquanto ONG de proteção visa produzir produzir conteúdos, eventos e propor diálogo com agentes públicos para ampliar a consideração moral dos animais, resultando na ampliação de iniciativas legais que considerem os interesses de um amplo grupo de indivíduos sencientes.
As casas legislativas são espaços oportunos de discussão entre a sociedade e seus representantes eleitos para que mudanças ocorram visando melhores condições de vida e bem-estar social. A sociedade civil organizada, através de entidades de proteção animal, são parte desse grupo de indivíduos que se reúnem para apontar os desafios e os rumos que as entidades esperam dos parlamentares em relação à defesa dos animais vítimas da precariedade social, ausência de políticas públicas por omissão do Estado ou de atos de maus-tratos intencionais.
Os estudos sobre senciência animal, bem-estar e os avanços morais impulsionam mudanças na maneira como os animais são tratados e considerados socialmente. Soma-se a isso uma crescente conscientização da população que empoderada provoca mudanças sociais e exige de seus representantes políticos ações legislativas condizentes com esse movimento.
A Frente Legal Animalista é um projeto do Fórum Nacional de Proteção Animal que busca aproximação com as casas legislativas para sensibilizar e conscientizar os parlamentares para que assumam a vanguarda nas propostas de leis que beneficiem os animais não humanos e diversifiquem os grupos de animais assistidos por suas ações. São inúmeras as atividades realizadas até o momento, como dois eventos de capacitação para políticos e candidatos às eleições, proposta de pauta mínima animalista para os candidatos às eleições de 2022 e reuniões com parlamentares sobre a condição das galinhas criadas para a produção de ovos. Ao fim destas reuniões, a organização envia modelos de documentos que podem subsidiar futuras propostas legislativas para beneficiar esse grupo de animais.
Sobre a entidade:
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) - é uma organização fundada há 22 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todos os animais independentemente da espécie. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal. É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos. Com a missão de proteger os animais em todo o país, sem distinção de espécie, trabalhando para que eles sejam respeitados como seres sencientes, e lutando para reconhecer a dignidade animal.