07/10/2022 às 13h11min - Atualizada em 07/10/2022 às 13h11min
Funcionários do Santander realizam ação solidária no Hemocentro
O Hemocentro Regional de Campos é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados
Há uma substância muito preciosa, que salva vidas e, apesar de todo seu valor, não custa nada: o sangue. E sabendo da importância de doar, funcionárias da Agência Santander de Campos se reuniram nesta quinta-feira (6) e realizaram ação de solidariedade no Hemocentro Regional de Campos (HRC). A iniciativa é promovida pela empresa em todo o Brasil.
O Gerente Regional, Leonardo Gusmão, que atende toda a região Norte e Noroeste, conta que esse evento acontece simultaneamente em todo país. “A ideia é reforçar o compromisso com os clientes e a sociedade, através de diversas ações, entre elas, serviços comunitários voltados às crianças carentes, ações de meio ambiente como limpeza de praias e rios e doação de sangue, que foi o que nós escolhemos aqui na nossa região. Durante a semana realizaremos atos com o propósito de potencializar e contribuir para que muitas pessoas sejam impactadas por meio de ações sociais”, explicou.
IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE
A Assistente Social, Maria Gonçalves, explica que ações de responsabilidade social como o da empresa Santander, estimulam outras grandes e pequenas empresas a se juntarem para salvar vidas. “Em todas as épocas do ano, o ideal são 70 doações diárias e essa meta não tem se estabelecido. É importante lembrar que o banco de sangue precisa de doações todos os dias e fora de campanhas para ter o estoque em dia”, disse.
“A quantidade de sangue retirado não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue e durante a doação, são coletadas no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, esclarece, a Assistente Social do Hemocentro, Cristiane Barros.
REQUISITOS PARA DOAR
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. O Hemocentro Regional de Campos é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados e fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju.